Na quarta-feira (15/11), entidades empresariais (Aces, Sirsan e CDL) reuniram com o governador Helder Barbalho, o ministro das Cidades, Jader Filho, o prefeito Nélio Aguiar, o deputado federal Henderson Pinto e o secretário Regional de Governo José Maria Tapajós para tratar sobre ações necessárias para ativação da Área Portuária 02 e medidas para avançar na desburocratização da regularização fundiária de imóveis rurais, principalmente a emissão do Cadastro Ambiental Rural.
O governador Helder Barbalho propôs que o ministro Jader Filho articule uma audiência com o ministro do Desenvolvimento Agrário Paulo Teixeira para tratar sobre a questão fundiária, elencando as competências e o grau de complexidade.
Focado na área portuária foi solicitado agilidades nos processos de consultas públicas junto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e procedimentos junto as autarquias federais. “É uma pauta que abrange todos os setores, há interesse da China nos produtos paraenses, há o projeto do Distrito Industrial, que vai demandar uma área portuária apta escoar a produção”, destacou o presidente da Aces, Alexandre Chaves.
O prefeito Nélio Aguiar colocou que a Área Portuária está dentro do Plano Diretor, por isso é preciso dar viabilidade jurídica para os investimentos prospectados para aquela área. Helder Barbalho colocou fará contato com a equipe técnica da Sema Pará para dar prosseguimento ao assunto.
Jader Filho pediu que seu ministério seja demandado por escrito e que se organize as pautas para que os encaminhamentos sejam mais assertivos, conseguindo eficiência nas soluções.
E por último, a comitiva conheceu as instalações do Centro de Inovação Aces Tapajós, que mantém parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet).