Na segunda-feira (11/03), a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) liderou reunião com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e a empresa Pare Azul para tratar sobre demandas relacionadas a operacionalização do Sistema de Estacionamento Rotativo, em Santarém. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) também participou da reunião pontuando os compromissos firmados em encontro no dia 16 de fevereiro.
O presidente da Aces, Alexandre Chaves, apresentou a necessidade de placas de carga e descarga na área comercial, que é uma constante reclamação por parte das empresas associadas, que tem encontrado dificuldades para descarregar, além de propor tolerância de tempo para esse serviço. Diante disso, a Aces solicitará à SMT a colocação dessas placas, conforme demanda da classe empresarial. Ainda foi pautada a Gratuidade de Vagas para Moradores do Centro, no qual foi sugerido criar uma Comissão de Avaliação para cada solicitante. A SMT informou que até o momento há 22 solicitações de moradores.
“Acreditamos que são demandas possíveis de serem ajustadas, por isso reunimos com a empresa e a SMT para deliberar sobre pontos específicos. Esperamos que até a próxima semana já tenhamos resultados positivos sobre os assuntos discutidos”, destacou Alexandre Chaves.
O presidente da CDL, Gentil Gonçalves, colocou que a empresa não tem cumprido o compromisso de tolerância de 15 minutos para estacionamento de veículos. A representante da Pare Azul, Paloma Abreu, justificou que a tolerância é conforme a sinalização da placa. E foi pedido que a SMT faça a retirada das placas dos perímetros que não estão operando com o estacionamento rotativo. Gentil também falou sobre a possibilidade de contratação dos antigos guardadores de veículos, que atuavam em algumas vias, e a empresa ficou de verificar a demanda.
E ainda foi discutida a tabela de valores, que informado pelo senhor Gentil Gonçalves é a mais elevada do país, assim ficando a proposta de estudar a viabilidade de redução.