História

Desde 1945

 

No dia 06 de agosto de 1944, às 9 horas da manhã, no “Cinema Olímpia”, a comissão organizadora presidida pelo empresário Manoel Cardoso Loureiro mostrou aos presentes a necessidade de ser aclamada, imediatamente, uma diretoria provisória capaz de lançar as bases fundamentais para a criação da Associação Comercial de Santarém.

Fundada em 14 de janeiro de 1945, a ACES teve como seu primeiro presidente o Sr. Manoel Cardoso, com o objetivo definido de lutar pelos interesses da classe comercial de Santarém. Ao longo desses anos a ACES vêm contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico de Santarém e  região Oeste do Pará, defendendo seus associados com apoio de outras Entidades de Classe, autoridades e a sociedade civil como um todo.

No primeiro mandato da entidade (1945-1946), todos os integrantes da diretoria presidida pelo empresário Manuel Cardoso Loureiro pediram renúncia, no dia 23 de agosto de 1946, o motivo do ato foi mantido em sigilo.

A história da ACES mescla-se com a história de Santarém. Muitas lutas em defesa do município já foram abraçadas e lideradas pela entidade, notadamente o Movimento Contra a Escuridão, que originou a vinda da energia de Tucuruí, a construção do Porto Graneleiro da Cargill S/A, o asfaltamento da BR-163, a construção da PA-370, a criação do Estado do Tapajós – Plebiscito 2011 e o “Movimento pela Dignidade”, que defende formas de melhorias para a economia santarena e regional.

É uma trajetória marcada pelo pioneirismo, como a implantação do primeiro Serviço de Certificação Digital (emissão de documento eletrônico implantado em 2010); Certificação do Selo Gestão de Qualidade Aces, permitindo que empresas locais atendessem mineradoras e grandes empresas no oeste do Pará; e a implantação da Junta Comercial, facilitando o processo de abertura de empresa no município.

A partir dos anos 2000, a entidade abriu espaço ainda maior para a participação feminina, com a fundação do Conselho da Mulher Empresária – CME da Aces. Em 2002, a entidade criou o Conselho De Jovens Empresários – Conjove da Aces, com a proposta de aperfeiçoar os jovens empresários no exercício da atividade empresarial e associativa.

A Associação Comercial e Empresarial de Santarém – ACES engloba de maneira geral todos os segmentos empresariais e atividades que integram o mercado como um todo. Suas ações visam dar encaminhamento às medidas para fortalecer e ampliar a economia, contribuindo para o ambiente de negócios e atraindo novos investimentos para os municípios.

NOMENCLATURAS

Desde a fundação, a entidade já possuiu quatro denominações: inicialmente era chamada de Associação Comercial de Santarém (ACS); Em 1947, Associação Comercial do Baixo Amazonas (ACBA); em 1977, Associação Comercial de Santarém (ACS); em 2002, Associação Comercial De Santarém (Ases); E Desde 2004 é Intitulada Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces).

Conselho de Jovens Empresários da Associação Comercial e Empresarial de Santarém – Conjove da Aces

Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Empresarial de Santarém – CME da Aces

MISSÃO
Contribuir para o desenvolvimento sustentável da região Oeste do Pará.

VISÃO
Tornar-se referência como entidade de classe representativa e organizada no Estado do Pará

NEGÓCIOS
Capacitar, promover, defender e realizar ações em benefício das pessoas e das empresas da região.

VALORES

Ética: honestidade, transparência e colaboração.
Independência: liberdade de ação para defender irrestritamente os interesses da entidade.
Parceria: convênios e trabalhos em conjunto com outras entidades.
Valorização de Pessoas: respeito, capacitação e desenvolvimento.
Ousadia: inovação, tecnologia e pioneirismo.
Tenacidade: persistência, vontade e entusiasmo.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Associações

Fechar
Logomarca Hotpixel