Imprensa

Visita Empresarial: Conjove faz imersão técnica no cultivo da produção cacaueira, em Uruará

25 de outubro de 2021 às 18:30

Na sexta-feira (22/10), diretores Conselho de Jovens Empresários (Conjove) e da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) realizaram a Visita Empresarial para o município de Uruará, tendo encontro estratégico com a empresária Elcy Gutzeit, da Fazenda Panorama, e o prefeito do município Gilson Brandão (MDB). A visita alcançou o objetivo de fazer uma imersão técnica na atividade cacaueira do município.

Após quatro horas de viagem, a equipe chegou a Uruará e seguiu por mais 40 quilômetros de estrada de chão, tendo como destino a Fazenda Panorama. Ao chegar no local  já avistaram a plantação, que conta com 300 mil árvores de cacau, divididas por estradas, que dão acessos aos agricultores, em uma extensão de 2.000 hectares.

Acompanhados dos gestores Elcy e Helton Gutzeit, a diretoria conheceu o Projeto Renova Cacau, que consiste na validação genética do cacau, visando garantir produtividade e variabilidade genética, com alta tecnologia, para os produtores da região. Um experimento que leva em média de 6 a 14 anos.

“Aqui temos alguns clones, que vem dando certo e já foram validados empiricamente, faltando empenho das instituições para se chegar às validações científicas”, destaca o Helton Gutzeit, integrante do Projeto.

Helton Gutzeit

O presidente do Conjove da Aces, Breno Marques, pontuou que o associativismo empresarial pode colaborar com a agricultura da região, por meio de parcerias que vem se construindo nos últimos anos, focando nos estudos de bioativos da Amazônia. “Temos o projeto do futuro Centro Inovação, que está sendo elaborado em parceria com a Biotec, que poderá contribuir com a atividade cacaueira. É somar os objetivos para dar engrenagem na agricultura da região”.

A imersão na atividade cacaueira permitiu vivenciar o cultivo, o manejo de diferentes espécies, o sabor da fruta, e as inúmeras possibilidades de aproveitamento da fruta, como é o caso da polpa, no qual 99% não tem aproveitamento para fins comerciais, emperrados por gargalos tecnológicos, logístico e assistência especializada.

Para finalizar a agenda, os diretores reuniram com o prefeito Gilson Brandão, que tratou sobre a pavimentação da PA 370 (TransUruará) e a expansão dos investimentos econômicos, que serão possíveis com a conclusão da obra.

Gilson Brandão pontuou a vocação agrícola do município, consolidado como o segundo maior produtor de cacau no Estado, aliado à agropecuária, e o potencial pujante para grãos. “Temos um histórico dessa estrada (PA 370) de funcionar apenas seis meses por ano. Durante o inverno para se chegar a Santarém o tráfego ocorre por Ruropólis, agora com a futura pavimentação resolverá o problema logístico, tornando Uruará um leque de oportunidades e negócios”, concluiu o prefeito.

De fato, a chuva que caiu na última semana deixou a estrada com alguns trechos de atoleiros, tornando a viagem mais longa e com algumas paradas forçadas.

Últimas Notícias

“Dominando suas finanças” com Gabriel Geller, PHD “Dominando suas finanças” com Gabriel Geller, PHD
13 de maio de 2024 às 17:41

“Dominando suas finanças” com Gabriel Geller, PHD

Seminário Atração de Investimentos Seminário Atração de Investimentos
3 de maio de 2024 às 11:33

Seminário Atração de Investimentos

CIAT realiza Hackathon com foco em soluções inovadoras CIAT realiza Hackathon com foco em soluções inovadoras
4 de abril de 2024 às 17:23

CIAT realiza Hackathon com foco em soluções inovadoras

Vendedor não precisa vender com Alexandre Lobo Vendedor não precisa vender com Alexandre Lobo
Palestra 4 de abril de 2024 às 15:49

Vendedor não precisa vender com Alexandre Lobo

Aces e CDL propõem ações relacionadas ao estacionamento rotativo no Centro de Santarém Aces e CDL propõem ações relacionadas ao estacionamento rotativo no Centro de Santarém
13 de março de 2024 às 16:20

Aces e CDL propõem ações relacionadas ao estacionamento rotativo no Centro de Santarém

CME homenageia cinco mulheres pelo Dia Internacional da Mulher CME homenageia cinco mulheres pelo Dia Internacional da Mulher
12 de março de 2024 às 16:48

CME homenageia cinco mulheres pelo Dia Internacional da Mulher

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários da região.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Associações

Fechar
Logomarca Hotpixel