noticias

Visita Empresarial: Conjove faz imersão técnica no cultivo da produção cacaueira, em Uruará

  • 25 de outubro de 2021 - 18:30

Na sexta-feira (22/10), diretores Conselho de Jovens Empresários (Conjove) e da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) realizaram a Visita Empresarial para o município de Uruará, tendo encontro estratégico com a empresária Elcy Gutzeit, da Fazenda Panorama, e o prefeito do município Gilson Brandão (MDB). A visita alcançou o objetivo de fazer uma imersão técnica na atividade cacaueira do município.

Após quatro horas de viagem, a equipe chegou a Uruará e seguiu por mais 40 quilômetros de estrada de chão, tendo como destino a Fazenda Panorama. Ao chegar no local  já avistaram a plantação, que conta com 300 mil árvores de cacau, divididas por estradas, que dão acessos aos agricultores, em uma extensão de 2.000 hectares.

Acompanhados dos gestores Elcy e Helton Gutzeit, a diretoria conheceu o Projeto Renova Cacau, que consiste na validação genética do cacau, visando garantir produtividade e variabilidade genética, com alta tecnologia, para os produtores da região. Um experimento que leva em média de 6 a 14 anos.

“Aqui temos alguns clones, que vem dando certo e já foram validados empiricamente, faltando empenho das instituições para se chegar às validações científicas”, destaca o Helton Gutzeit, integrante do Projeto.

Helton Gutzeit

O presidente do Conjove da Aces, Breno Marques, pontuou que o associativismo empresarial pode colaborar com a agricultura da região, por meio de parcerias que vem se construindo nos últimos anos, focando nos estudos de bioativos da Amazônia. “Temos o projeto do futuro Centro Inovação, que está sendo elaborado em parceria com a Biotec, que poderá contribuir com a atividade cacaueira. É somar os objetivos para dar engrenagem na agricultura da região”.

A imersão na atividade cacaueira permitiu vivenciar o cultivo, o manejo de diferentes espécies, o sabor da fruta, e as inúmeras possibilidades de aproveitamento da fruta, como é o caso da polpa, no qual 99% não tem aproveitamento para fins comerciais, emperrados por gargalos tecnológicos, logístico e assistência especializada.

Para finalizar a agenda, os diretores reuniram com o prefeito Gilson Brandão, que tratou sobre a pavimentação da PA 370 (TransUruará) e a expansão dos investimentos econômicos, que serão possíveis com a conclusão da obra.

Gilson Brandão pontuou a vocação agrícola do município, consolidado como o segundo maior produtor de cacau no Estado, aliado à agropecuária, e o potencial pujante para grãos. “Temos um histórico dessa estrada (PA 370) de funcionar apenas seis meses por ano. Durante o inverno para se chegar a Santarém o tráfego ocorre por Ruropólis, agora com a futura pavimentação resolverá o problema logístico, tornando Uruará um leque de oportunidades e negócios”, concluiu o prefeito.

De fato, a chuva que caiu na última semana deixou a estrada com alguns trechos de atoleiros, tornando a viagem mais longa e com algumas paradas forçadas.

Comentários

Assessoria de Comunicação

  • Keliane Sousa
    ascom@acestapajos.com.br
    Telefone:
    (93) 99218-3561

Conheça nossas soluções para a sua empresa.

Acessar
Destaques