Imprensa
Energia

Termoelétricas precisarão ser reativadas para minimizar afundamentos de tensão no oeste do Pará

23 de novembro de 2017 às 15:37

Encontro com a diretoria da ACES

Na quarta-feira (23/11), a diretoria executiva da Associação Comercial e Empresarial de Santarém – ACES reuniu com o presidente da Celpa Equatorial, Nonato Castro, para tratar sobre as falhas na distribuição de energia de Santarém. Nos próximos meses a entidade reunirá um grupo de trabalho para ir ao Ministério de Minas e Energia solicitar o acionamento de termoelétricas, tendo em vista o aumento da demanda energética e o longo prazo para conclusão da segunda linha de transmissão.

Mesmo com todos os investimentos realizados pela Celpa Equatorial, nos últimos cinco anos, o problema de energia elétrica é recorrente na região.  Neste segundo semestre do ano os afundamentos tem sido diários. A entidade que mantém um canal aberto para tratar sobre essas questões com a distribuidora vem cobrando ações emergenciais, pois os prejuízos crescem sem precedentes. “Reconhecemos a evolução do trabalho da Equatorial, porém não é o suficiente. Nossas agendas com o presidente Nonato são constantes e as cobranças de nossos associados são sempre colocadas em evidência”, complementou o presidente da ACES, Roberto Branco.

No encontro, o presidente da Celpa Equatorial pontuou os investimentos realizados desde 2012, quando ocorreu a recuperação judicial, somando R$ 3,5 bilhões, atendendo 2,5 milhões de clientes. Reconheceu os problemas estruturais existentes para as intensas quedas de energia e adiantou o planejamento, “Vamos acionar o Ministério de Minas e Energia, ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) para que seja reativada a usina termoelétrica, além de ações específicas da Celpa”.

A ONS sinalizou que liberará o uso das térmicas a partir de setembro de 2018, porém a ACES e demais entidades farão novas articulações para adiantar esse período, uma vez que os afundamentos são constantes. “Não dá para esperar o próximo ano. O funcionamento das termoelétricas precisa ser imediato, embora não solucione 100% as falhas de energia, porém irá equilibrar a demanda”, finalizou Nonato.

Últimas Notícias

Aces e Sirsan reúnem com ministro Alexandre Padilha Aces e Sirsan reúnem com ministro Alexandre Padilha
11 de setembro de 2024 às 17:05

Aces e Sirsan reúnem com ministro Alexandre Padilha

Associados participam da entrega da revitalização do 1º e 2º piso da entidade Associados participam da entrega da revitalização do 1º e 2º piso da entidade
6 de agosto de 2024 às 16:58

Associados participam da entrega da revitalização do 1º e 2º piso da entidade

NOTA DE PESAR NOTA DE PESAR
2 de agosto de 2024 às 12:26

NOTA DE PESAR

Em agosto, Feira Tapajós Negócios Em agosto, Feira Tapajós Negócios
18 de julho de 2024 às 15:16

Em agosto, Feira Tapajós Negócios

Feirão do Imposto 2024 Feirão do Imposto 2024
26 de junho de 2024 às 11:44

Feirão do Imposto 2024

CME condecora três artistas culturais com Medalha Mérito Cultural CME condecora três artistas culturais com Medalha Mérito Cultural
25 de junho de 2024 às 11:56

CME condecora três artistas culturais com Medalha Mérito Cultural

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários da região.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Associações

Fechar
Logomarca Hotpixel