noticias

Santarém sediará l Seminário de Integração Tapajós e MT

A previsão da realização do evento é para julho.

  • 04 de fevereiro de 2013 - 12:08

A Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) juntamente com a prefeitura municipal realizará o I seminário de Integração Tapajós e Mato Grosso. O principal objetivo do evento é integrar os interesses regionais do Oeste do Pará e os do Mato Grosso diante das mudanças provocadas pela ligação entre as duas regiões, com a abertura do corredor de transporte intermodal no eixo da BR-163, após a finalização do asfaltamento em toda a extensão projetada. Uma reunião foi realizada para discutir a execução do seminário.

 

Segundo o presidente da Aces, Alberto Oliveira o mais importante é saber quais os impactos positivos que isso vai trazer para a economia. “Nós queremos também abordar como vai ficar a questão ambiental e social, mas o mais importante é a geração de emprego e renda e por conta disso o projeto vai abordar todos esses temas”, informou.

 

Mesmo sem o asfaltamento completo, o corredor de transporte já vem provocando inúmeros impactos na vida dos moradores da região Oeste do Pará, considerada a porta de entrada de produtos e serviços mato-grossenses no território paraense. Segundo Alberto Oliveira, assim que começar o transporte dos grãos produzidos naquele estado para os portos do Pará, prevê-se enormes impactos na cadeia econômica. ?Embora o governo federal tenha desenvolvido diversos programas de compensação desses impactos, anteriores à licitação da obra de asfaltamento, o assunto vem sendo pouco discutido pela sociedade local? enfatizou.

 

O Coordenador de Integração e Desenvolvimento Regional de Apoio à Criação do Estado do Tapajós, Prof. Dr. Edivaldo Bernardo também está discutindo a realização do seminário. Para ele o que está planejado para o seminário trará benefícios positivos para região. “O que será discutido com certeza vai dar um encaminhamento do que poderá ocorrer no futuro com relação aos dois estados, sabemos que elas estão integradas com  a BR 163”, ressaltou.

 

“Nós queremos envolver os governos federal, estadual e municipal nessa grande discussão para que o empresariado daqui e da região venham se preparar para esse aquecimento na economia regional”, informou Alberto.

 

As próximas reuniões vão definir data de realização do seminário que deverá ocorrer no mês de julho.

Comentários

Assessoria de Comunicação

  • Keliane Sousa
    ascom@acestapajos.com.br
    Telefone:
    (93) 99218-3561

Conheça nossas soluções para a sua empresa.

Acessar
Destaques