Pela primeira vez Santarém sediou o Festival de Negócios do Tapajós, evento realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no Pará e a Associação Comercial e Empresarial de Santarém – Aces, movimentando três milhões de reais, nos dias 06, 07 e 08 de dezembro, gerando oportunidades de negócios aos empreendedores, estreitando relacionamento entre empresários de diversos segmentos produtivos e capacitando o microempreendedor.
Nos três dias de Festival, os visitantes puderam acompanhar as novidades sobre o crescente mercado de energia solar, os sabores das frutas regionais, o artesanato do Tapajós. Conheceram ainda o mercado de investimentos com a moeda “bitcoin” (uma espécie de moeda virtual), a moda praia, os cosméticos produzidos com as essências da região pela empresa Ekilibri Amazônia, além do mercado de design de ambientes e rede de franquias.
O evento tinha como objetivo fomentar os setores econômicos de inovação, tecnologia, agronegócios, gastronomia, como afirma o preside da Aces, Roberto Branco, “Agradecemos aos nossos parceiros que somaram para a realização deste Festival de Negócios. Conseguimos reunir 30 expositores que apresentaram seus trabalhos e serviços para a comunidade. Acreditamos que este projeto é um embrião para futuros negócios no município e para os empreendedores”.
Direto da Cozinha Show os apaixonados por comidas e amantes da culinária acompanharam a preparação de pratos por chefs que são referências na cidade. O chef Delton Almeida apresentou o prato “costelinha suína ao barbecue”. Na sexta-feira (07/12) foi à vez do chef Zena do Carmo apresentar os detalhes do prato “Pirawasu, que consiste em arroz paraense, com o peixe da região e farofa. A chef Juana Calcagno apresentou o prato “Ceviche”, que passa a fazer parte do cardápio do Ty Comedoria e Bar, em Alter do Chão. Cada chef ensinava o passo a passo e segredos para montagem do prato e no final os participantes da aula show degustavam o sabor.
“O Festival de Negócios é uma aproximação com o microempreendedor, oportunizando geração de negócios e capacitando os pequenos investidores. Essa é proposta deste evento, gerar negócios”, concluiu o gerente regional do SEBRAE Baixo Amazonas, Michell Martins.