Nesta manhã de terça-feira (23/08), a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) participou de uma reunião na Câmara Municipal, sob o comando do vereador Emir Aguiar (PTN), que tratou sobre a vulnerabilidade de incêndios no Centro Comercial. Entidades de classes, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Infraestrutura definiram algumas ações, que serão realizadas neste mês de agosto visando diminuir os riscos de incêndios na área.
Desde janeiro deste ano aproximadamente 10 estabelecimentos na área comercial foram incendiadas. O mais recente aconteceu na madruga do dia 13 de agosto, quando uma loja de armarinho pegou fogo e atingiu outros estabelcimentos. Diante disso se tornou mais evidente a necessidade de se aplicar imediatamente algumas ações, entre elas, a Ativação da Rede de Hidrantes, que segundo relatos estão inativos na Rua Floriano Peixoto com a Travessa 15 de Agosto, a revisão rede elétrica através da Celpa Equatorial, uma vez que a instalação ultrapassa décadas, além da necessidade de sensibilizar os comerciantes para efetuar com frequência a revisão elétrica e o cumprimento das Normas técnicas em seus estabelecimentos.
A ACES vai trabalhar em parceria com o Corpo de Bombeiros para realizar treinamentos de uso de equipamentos de incêndios nas empresas, assim como encampará a ideia de se instalar redes de hidrantes. “Nós vamos realizar esse trabalho com o empresariado e também trabalhar com o poder público para fazer funcionar os hidrantes”, reforçou o diretor da ACES, Roberto Branco.
Na próxima terça-feira (29/08) uma nova reunião com a Celpa, Cosanpa, Prefeitura Municipal e empresariado será realizada para dar início a essas ações. “Queremos que essas medidas sejam realizadas logo, por isso vamos reunir com a Celpa e Cosanpa e demais envolvidos para dividir as responsabilidades e dar solução para esta situação”, declarou o vereador Emir Aguiar.