Imprensa
Comércio

Projeto visa fortalecer o comércio e o turismo por meio da interligação de praças centrais

15 de fevereiro de 2019 às 11:48

 

A Prefeitura de Santarém e entidades do setor produtivo reuniram-se para discutir a necessidade de alterar a atual composição da área central de Santarém, a partir de um projeto de requalificação, apresentado pelo Conselho da Mulher Empresária (CME), vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), que objetiva resgatar os desenhos originais das Praças Rodrigues dos Santos, Monsenhor José Gregório (Praça da Matriz) e Praça do Pescador; qualificar os ambulantes em espaços estruturados, resgatar e devolver a comunidade três importantes espaços públicos para fomentar a atividade comercial e turística.

A Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec) viabilizou junto à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) a vinda dos representantes do Sebrae e Fecomércio para mostrar um projeto de integração de praças.

“Desde a Praça Rodrigues dos Santos à Praça do Pescador para ser um projeto não só de viabilidade comercial, mas turística também. Os ambulantes da praça da Matriz seriam deslocados para a praça Rodrigues dos Santos com uma padronização. E então, é que entra a Semdec em relação a formalização, capacitação, acompanhamento e caso seja necessário acesso ao microcrédito junto às instituições financeiras. É um projeto interessante que vai contar com a parte de fomento e também até uma perspectiva de resgatar a indústria de rede, visto que hoje nossos ambulantes fazem aquisição da Paraíba e do Ceará”, explica a chefe de Divisão da Semdec e presidente do Conselho da Mulher Empresária da Aces Rosemary Fonseca.

Fortalecimento do comércio e do turismo

De acordo com o vice-diretor de patrimônio da Aces Rodrigo Branco, para fazer a interligação será necessário contar com o projeto Belo Centro. “É o nosso calçadão comercial que vai ser qualificado da mesma forma, com mobiliário público de qualidade, iluminação pública, para que a gente tenha um eixo de lazer, turismo e claro, comercial que vai agregar valor a todo centro comercial”, informou.

O projeto prevê também a parceria institucional do Sebrae, para orientar e qualificar o microempreendedor. De acordo com o superintendente do órgão no estado do Pará Rubens Magno Junior, já existem outras frentes em outros municípios e a intenção é trazer experiências bem-sucedidas para Santarém.

“Estamos extremamente motivados. Nós temos algumas frentes parecidas com essa – de trabalhar a revitalização de alguns espaços públicos – em Belém e Capanema, por exemplo. Nós entendemos perfeitamente que quando o empreendedor de pequeno negócio está organizado, tem plano de negócios bem definido e até o seu estoque está sendo trabalhado de maneira adequada ele consegue gerar renda, emprego, por exemplo, formalizando-se como MEI, além de gerar receitas para o município”, pondera.

O prefeito de Santarém Nélio Aguiar ressalta que esse é um projeto necessário para fortalecer o comércio local e o turismo, pois, já há algum tempo, existe um consenso para que os vendedores ambulantes – que hoje ocupam o espaço da Praça da Matriz – sejam deslocados para a Praça Rodrigues dos Santos.

“O projeto inclui a revitalização do Belo Centro que foi feito há muitos anos, mas já está bastante deteriorado. São ideias e propostas que estamos discutindo com os maiores interessados, as pessoas que estão no dia a dia do comércio e, também, o turista”, argumenta Nélio.

Uma nova reunião está agendada para o próximo dia 25 para definir questões inerentes pela definição do projeto e orçamento. “Para que possamos fazer nossa articulação política para captação de recursos para o financiamento, seja via Governo do Estado, com a bancada estadual ou federal no Congresso Nacional”, concluiu o prefeito.

 

Reprodução:Agência Santarém

Últimas Notícias

CIAT realiza Hackathon com foco em soluções inovadoras CIAT realiza Hackathon com foco em soluções inovadoras
4 de abril de 2024 às 17:23

CIAT realiza Hackathon com foco em soluções inovadoras

Vendedor não precisa vender com Alexandre Lobo Vendedor não precisa vender com Alexandre Lobo
Palestra 4 de abril de 2024 às 15:49

Vendedor não precisa vender com Alexandre Lobo

Aces e CDL propõem ações relacionadas ao estacionamento rotativo no Centro de Santarém Aces e CDL propõem ações relacionadas ao estacionamento rotativo no Centro de Santarém
13 de março de 2024 às 16:20

Aces e CDL propõem ações relacionadas ao estacionamento rotativo no Centro de Santarém

CME homenageia cinco mulheres pelo Dia Internacional da Mulher CME homenageia cinco mulheres pelo Dia Internacional da Mulher
12 de março de 2024 às 16:48

CME homenageia cinco mulheres pelo Dia Internacional da Mulher

Aces recebe visita de integrantes do Grupo Sino-Lac Aces recebe visita de integrantes do Grupo Sino-Lac
12 de março de 2024 às 15:15

Aces recebe visita de integrantes do Grupo Sino-Lac

Falecimento do nosso ex-presidente e empresário, MARCELLO MÁRIO DE MOURA E SILVA Falecimento do nosso ex-presidente e empresário, MARCELLO MÁRIO DE MOURA E SILVA
Nota de Pesar 6 de março de 2024 às 19:30

Falecimento do nosso ex-presidente e empresário, MARCELLO MÁRIO DE MOURA E SILVA

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários da região.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Associações

Fechar
Logomarca Hotpixel