Imprensa
Segurança

Projeto de combate a incêndio prevê construção de hidrantes e instalação de detectores de fumaça no Centro Comercial

Projeto está na segunda fase de execução

21 de setembro de 2017 às 12:55

A Associação Comercial e Empresarial de Santarém, em parceria com a R. Branco Engenharia, Ceuls/Ulbra e o 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros (GBM), apresentou a primeira etapa do “Projeto de Prevenção de Incêndio no Centro Comercial” ao empresariado local, na noite de quarta-feira (20). A partir de agora, o projeto segue para a segunda etapa, que consistirá na brigada de incêndio, instalação de hidrantes e sensores de fumaça, a fim de evitar sinistros, semelhantes às ocorrências em anos anteriores.

A primeira etapa do projeto começou em novembro de 2016, quando iniciou o mapeamento de 140 estabelecimentos comerciais, evidenciando as atuais condições elétricas e áreas construídas em cada ponto comercial. O relatório final foi entregue ao 4° GBM, para embasar as ações do órgão no centro comercial, bem como na segunda etapa do projeto. “Esse levantamento com a disposição dos prédios e a atual situação dos estabelecimentos nos ajudará bastante em caso de intervenção do órgão na área comercial”, reforçou o capitão Santino Contes, do 4°GBM.

Setores Mapeados (Entre Avenida Tapajós e Galdino Veloso)

Armarinho Souza

O mais recente incidente ocorreu em agosto de 2016, quando a loja Armarinho Souza foi consumida pelo fogo. Pelo fato das lojas serem próximas uma das outras, as chamas conseguiram atingir outros prédios. Como o estabelecimento fica localizado na área do Belo Centro, e este não tem acesso para carros, o Corpo de Bombeiros enfrentou dificuldades para combater o sinistro, além da inexistências de hidrantes, o que prejudicou o abastecimento dos carros.

Por isso, a ACES encabeçará as articulações com o poder público, Cosanpa, 4°GBM e demais órgãos para viabilizar a instalação de Sistema de Hidrantes e captação de água para corpo de bombeiros. Além da instalação de detectores de fumaça nos estabelecimentos e a brigada de incêndio no centro comercial. A entidade trabalha com a proposta de dar celeridade ao projeto, tendo em vista que a demanda é antiga e necessária, é o que destaca o presidente da ACES, Roberto Branco, “Este projeto visa nos antecipar ao risco, tendo um plano de ação em ocorrências de sinistro no centro comercial, pois o relatório apontou o quanto os estabelecimentos estão vulneráveis, inclusive repassamos as informações aos bombeiros para as devidas providências. Estamos trabalhando para garantir a segurança dos lojistas, colaboradores e clientes”.

Últimas Notícias

“Dominando suas finanças” com Gabriel Geller, PHD “Dominando suas finanças” com Gabriel Geller, PHD
13 de maio de 2024 às 17:41

“Dominando suas finanças” com Gabriel Geller, PHD

Seminário Atração de Investimentos Seminário Atração de Investimentos
3 de maio de 2024 às 11:33

Seminário Atração de Investimentos

CIAT realiza Hackathon com foco em soluções inovadoras CIAT realiza Hackathon com foco em soluções inovadoras
4 de abril de 2024 às 17:23

CIAT realiza Hackathon com foco em soluções inovadoras

Vendedor não precisa vender com Alexandre Lobo Vendedor não precisa vender com Alexandre Lobo
Palestra 4 de abril de 2024 às 15:49

Vendedor não precisa vender com Alexandre Lobo

Aces e CDL propõem ações relacionadas ao estacionamento rotativo no Centro de Santarém Aces e CDL propõem ações relacionadas ao estacionamento rotativo no Centro de Santarém
13 de março de 2024 às 16:20

Aces e CDL propõem ações relacionadas ao estacionamento rotativo no Centro de Santarém

CME homenageia cinco mulheres pelo Dia Internacional da Mulher CME homenageia cinco mulheres pelo Dia Internacional da Mulher
12 de março de 2024 às 16:48

CME homenageia cinco mulheres pelo Dia Internacional da Mulher

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários da região.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Associações

Fechar
Logomarca Hotpixel