noticias

Projeto de combate a incêndio prevê construção de hidrantes e instalação de detectores de fumaça no Centro Comercial

Projeto está na segunda fase de execução

  • 21 de setembro de 2017 - 12:55

A Associação Comercial e Empresarial de Santarém, em parceria com a R. Branco Engenharia, Ceuls/Ulbra e o 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros (GBM), apresentou a primeira etapa do “Projeto de Prevenção de Incêndio no Centro Comercial” ao empresariado local, na noite de quarta-feira (20). A partir de agora, o projeto segue para a segunda etapa, que consistirá na brigada de incêndio, instalação de hidrantes e sensores de fumaça, a fim de evitar sinistros, semelhantes às ocorrências em anos anteriores.

A primeira etapa do projeto começou em novembro de 2016, quando iniciou o mapeamento de 140 estabelecimentos comerciais, evidenciando as atuais condições elétricas e áreas construídas em cada ponto comercial. O relatório final foi entregue ao 4° GBM, para embasar as ações do órgão no centro comercial, bem como na segunda etapa do projeto. “Esse levantamento com a disposição dos prédios e a atual situação dos estabelecimentos nos ajudará bastante em caso de intervenção do órgão na área comercial”, reforçou o capitão Santino Contes, do 4°GBM.

Setores Mapeados (Entre Avenida Tapajós e Galdino Veloso)

Armarinho Souza

O mais recente incidente ocorreu em agosto de 2016, quando a loja Armarinho Souza foi consumida pelo fogo. Pelo fato das lojas serem próximas uma das outras, as chamas conseguiram atingir outros prédios. Como o estabelecimento fica localizado na área do Belo Centro, e este não tem acesso para carros, o Corpo de Bombeiros enfrentou dificuldades para combater o sinistro, além da inexistências de hidrantes, o que prejudicou o abastecimento dos carros.

Por isso, a ACES encabeçará as articulações com o poder público, Cosanpa, 4°GBM e demais órgãos para viabilizar a instalação de Sistema de Hidrantes e captação de água para corpo de bombeiros. Além da instalação de detectores de fumaça nos estabelecimentos e a brigada de incêndio no centro comercial. A entidade trabalha com a proposta de dar celeridade ao projeto, tendo em vista que a demanda é antiga e necessária, é o que destaca o presidente da ACES, Roberto Branco, “Este projeto visa nos antecipar ao risco, tendo um plano de ação em ocorrências de sinistro no centro comercial, pois o relatório apontou o quanto os estabelecimentos estão vulneráveis, inclusive repassamos as informações aos bombeiros para as devidas providências. Estamos trabalhando para garantir a segurança dos lojistas, colaboradores e clientes”.

Comentários

Assessoria de Comunicação

  • Keliane Sousa
    ascom@acestapajos.com.br
    Telefone:
    (93) 99218-3561

Conheça nossas soluções para a sua empresa.

Acessar
Destaques