noticias

Prefeitura de Santarém prevê funcionamento da Zona Azul para abril deste ano

  • 06 de janeiro de 2022 - 15:56

Após sancionar a lei municipal nº 20.557/2019, de 05 de abril de 2019, instituindo o sistema de estacionamento rotativo pago, conhecido como “Zona Azul”, a prefeitura de Santarém prospecta colocar o serviço em funcionamento até abril deste ano. A implantação do sistema deverá criar cerca de 4.000 vagas de estacionamento, com permanência máxima de 3 horas por veículo, nas vias e logradouros públicos de Santarém.

Entidades empresariais por vários anos pleitearam a implantação do sistema, que a partir de agora deverá será terceirizado por meio de processo licitatório. O decreto garante que a Zona Azul funcionará de segunda a sexta-feira, de 08h às 18h; aos sábados, das 08h às 17h. Nos domingos e feriados funcionará de acordo com a necessidade da data.

Em períodos festivos, de alta movimentação no comércio, o horário poderá ser ampliado ou reduzido, pelo chefe do poder executivo, em concordância com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT).

Para o secretário da  SMT, Paulo Jesus, essa é uma maneira de permitir que mais pessoas ocupem as vagas, minimizando os transtornos e otimizando o tempo daqueles que precisam ir ao centro comercial.

“Esse é um projeto que visa melhorar essa dinâmica dos espaços para estacionamentos nos polos geradores de fluxo, nas áreas comerciais, onde a gente tem muita demanda de fluxo e poucas vagas e poucos espaços para estacionamento. Lembrando que os demais pontos eles vão continuar existindo, como pontos de táxis, mototáxis, carga e descarga e também o estacionamento público” disse o secretário.

ÁREAS DA ZONA AZUL

Av. Tapajós, Rua 24 de outubro, Rua Fileto de Carvalho, Av. Mendonça Furtado, Rua Cel. Joaquim Braga, Rua do Imperador, Av. Dr. Anysio Chaves, Av. Bartolomeu de Gusmão e Av. Sérgio Henn, bolsão do Mercadão 2000 e a Praça Rodrigues dos Santos.

Comentários

Assessoria de Comunicação

  • Keliane Sousa
    ascom@acestapajos.com.br
    Telefone:
    (93) 99218-3561

Conheça nossas soluções para a sua empresa.

Acessar
Destaques