Imprensa
Homenagem

Músico Marreta e historiador Pe. Sidney Canto recebem Medalha de Mérito Cultural “Maestro Wilson Dias da Fonseca”

Honraria faz parte das comemorações do aniversário de Santarém

20 de junho de 2018 às 11:53

Na noite de terça-feira (19/06), em comemoração ao aniversário de Santarém, o Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Empresarial de Santarém – CME da Aces realizou a solenidade de entrega da Medalha Mérito Cultural “Maestro Wilson Dias da Fonseca” as personalidades do Tapajós: Antônio Lisboa Paixão e Padre Sidney Augusto Canto.

Realizado anualmente em parceria com a Prefeitura de Santarém, este ano as homenagens reverenciaram à história e a música da nossa região, como enfatiza presidente do CME da Aces, Helena Sant´Anna:

 “A Mostra Cultural nasceu com esse propósito de destacar a nossa riqueza cultural e honrar o trabalho de quem faz acontecer no município de Santarém. Para nós da diretoria do CME da ACES é um misto de alegria e satisfação promover essa homenagem há 17 anos e anualmente elencar e apontar inúmeros nomes, pessoas e entidades dignas de receberem esta comenda e incentivos dessa magnitude”

Foto: Ronaldo Ferreira/PMS

Presidente da Aces, Roberto Branco e o padre Sidney Canto

O padre Sidney Canto recebeu a comenda por ser exímio pesquisador de Santarém e cidades do Baixo Amazonas, o que permite que a geração atual conheça os anteriores contextos históricos, econômicos e culturais dos municípios. Escritor de artigos sobre história regional do Tapajós. Suas relevantes pesquisas ganham páginas de jornal, blogs e revistas da região Oeste do Pará. Foi no ensino colegial que despertou grande interesse pela História de Santarém, e a partir de então passou se dedicar a pesquisa. Influenciado pelas amizades e convívio com os maestros Wilson e Wilde Dias da Fonseca e o poeta Emir Bemerguy, além de outros nomes da cultura santarena, passou a se aprofundar ainda mais neste assunto. Sempre atento à memória e cultura do povo, além do campo eclesiástico, participou da criação das entidades – Academia de Letras e Artes de Santarém – ALAS e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós – IHGTap.

“Esse reconhecimento nos ajuda a se dedicar melhor no trabalho de pesquisa e no compartilhamento da história da nossa região”, agradeceu o historiador.

“Recordare: Histórias da Fé e da Cultura do povo de Santarém” (2006); “Índios no Baixo Amazonas e Tapajós: histórias e costumes”; “Alter do Chão e Sairé: contribuição para a história”; “A Festa da Padroeira de Santarém” e “De Cuiabá a Santarém: anotações históricas” (2014) são algumas publicações do historiador.

Músico Marreta e a presidente do CME da Aces, Helena Sant´Anna

Em exaltação a cultura musical, o conselho homenageou o músico Antônio Paixão (conhecido como Marreta), um entusiasta do ritmo regional, tendo como seu maior mérito a consagrada Banda Tapajoara, criada em 1967, além de ser um incentivador do carnaval local, mantendo o bloco de rua “Só Fuleragem”.

Músico desde os 16 anos, o jovem artista começou atuando como baterista em diferentes grupos musicais. Em 1967, acompanhado de seus amigos formou a primeira banda chamada de “The Big Boys”.  O grupo musical ganhou destaque nos eventos da cidade e, ao ser convidado para uma apresentação que exaltava a cultura tapajônica, passou a ser chamado de Banda Tapajoara. Até hoje a banda mantém o prestígio e reconhecimento, que se transformam em agendas de apresentações nas cidades do Pará e Amazonas.

“Passou um filme na minha cabeça nesse momento, pois tudo começou aqui neste lugar “Cristo Rei”, no dia 19 de abril de 1967, e hoje eu retorno para receber esta homenagem, por isso estou muito emocionado e feliz”, disse Marreta.

Aliado a música, Antonio Paixão é um brincante dos blocos de carnaval. Desde 2005, tradicionalmente nas quartas-feiras de cinza reúne centenas de pessoas no bloco “Só Fuleragem”, invadindo as principais ruas do centro da cidade com brincantes dispostos a encerrar o período carnavalesco regado à diversão e alegria.

Últimas Notícias

Em agosto, Feira Tapajós Negócios Em agosto, Feira Tapajós Negócios
18 de julho de 2024 às 15:16

Em agosto, Feira Tapajós Negócios

Feirão do Imposto 2024 Feirão do Imposto 2024
26 de junho de 2024 às 11:44

Feirão do Imposto 2024

CME condecora três artistas culturais com Medalha Mérito Cultural CME condecora três artistas culturais com Medalha Mérito Cultural
25 de junho de 2024 às 11:56

CME condecora três artistas culturais com Medalha Mérito Cultural

Crédito & Negócios Crédito & Negócios
31 de maio de 2024 às 17:54

Crédito & Negócios

Liderança Plena – Como Atingir o Equilíbrio Liderança Plena – Como Atingir o Equilíbrio
29 de maio de 2024 às 10:20

Liderança Plena – Como Atingir o Equilíbrio

“Dominando suas finanças” com Gabriel Geller, PHD “Dominando suas finanças” com Gabriel Geller, PHD
13 de maio de 2024 às 17:41

“Dominando suas finanças” com Gabriel Geller, PHD

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários da região.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Associações

Fechar
Logomarca Hotpixel