Em três dias de vendas com descontos de até 70% foram movimentados 9,9 milhões de reais nas empresas participantes do Liquida Santarém 2018, segundo a pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará – SEBRAE. O número é positivo se comparado ao ano de 2017, que teve um impacto de R$8,2 milhões de reais.
A pesquisa aponta que o Comércio é o setor com maior participação na campanha, respondendo por 86%, seguido pelo setor de Serviços com 13%. 68,75% das empresas participantes são ME – Micro Empresa, seguido 21,87% de EPP – Empresa de Pequeno Porte, 6,8% são MEI – Micro Empreendedor Individual e 2,5% Empresas de Porte Médio.
A cada edição, o empresário se envolve na campanha e passa a traçar estratégias visando atingir as metas de vendas. Segundo a pesquisa 36% das empresas fizeram investimentos complementares, a exemplo, compra de material decorativo da campanha, marketing em redes sociais, mídia impressa e anúncios em rádios e TV, o que movimenta a cadeia econômica, de maneira geral.
O Liquida Santarém aconteceu nos dias 08,09 e 10 de novembro do ano passado nos principais corredores comerciais da cidade, envolvendo 160 estabelecimentos, com o objetivo de gerar oportunidades de negócios e provocar fluxo de clientes. Além de promover descontos em produtos e serviços, a campanha promocional, promovida pelo Conselho de Jovens Empresários da Associação Comercial e Empresarial de Santarém – Conjove da Aces, realizou sorteios de R$ 8.000, entre os consumidores participantes do Liquida.
Para o SEBRAE, o balanço é positivo, pois ao longo das edições a campanha vem crescendo e cumprindo o objetivo de integrar o empreendedores locais. “O evento somou muito com as ações do SEBRAE, para nós a participação dos pequenos negócios e a demanda após lançamento nos trouxe um feedback excelente”, definiu a analista Analista Técnica do SEBRAE, Renata Batista.
Com a divulgação dos resultados do ano passado, a partir de agora, começamos trabalhar no Liquida 2019, que terá como metas aumentar o número de consumidores, a quantidade e qualidade de ofertas, superar o giro econômico e realizar uma ampla divulgação das ações até o mês de vendas com descontos, afirma o presidente do Conjove da Aces, Seiichi Okada.
A divulgação da pesquisa ocorreu na noite de quarta-feira (06/02) reunião de ordinária da diretoria da Conjove da Aces.