noticias

Laboratório de Cerâmica Vermelha entrará em funcionamento em setembro

O projeto está orçado no valor de R$ 350 mil

  • 11 de junho de 2014 - 10:26

laboratorioceramica284

Desde 2013 a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) trabalha na articulação da implantação do laboratório de ensaio de Cerâmica Vermelha em Santarém visando qualificar a mão-de-obra local e fazer análises e experimentos do material produzido pela indústria cerâmica do município. O pedido foi feito a Federação das Indústrias do Pará (FIEPA) e atualmente o projeto encontra-se em fase de licitação para compras de equipamentos.

O laboratório orçado no valor de R$ 350 mil contará com 25 equipamentos, entre eles, forno elétrico, estufas, vibrador de peneiras, moinho, maromba e outros. A previsão que até setembro esteja em funcionamento na sede do SENAI em Santarém, localizado na rodovia Curua-Una, uma vez que os equipamentos ainda estão sendo transportados para o município.

 Atualmente, existem 55 empresas de cerâmica, sendo 37 associadas ao Sindicato dos Ceramistas, somadas produzem em torno de 12 milhões de peças/mês, totalizando 144 milhões/ano, o que gera um faturamento em torno de 10 milhões/mês e 120 milhões/ano, além de e gerar em torno de quatro mil empregos diretos. Visando fortalecer o setor o SENAI em parceria com o SEBRAE e Sindicato dos Ceramistas trabalha na capacitação técnica de 10 cerâmicas.

O funcionamento do laboratório permitirá que sejam testadas a qualidade do produto, o uso de tecnologia, o processo de queima e outros requisitos que agregarão mais valor a este setor que nos últimos anos passa por mudanças devido a grande demanda.

Comentários

Assessoria de Comunicação

  • Keliane Sousa
    ascom@acestapajos.com.br
    Telefone:
    (93) 99218-3561