Os empreendedores Taissir Carvalho, do projeto Embarcar, e a Ana Cristina Barbosa, da Cris Doces & Salgados, abriram a programação do Seminário de Empreendedorismo, iniciada na quinta-feira (18), no auditório Mário Mendes Coimbra.
Taissir Carvalho, morador de uma comunidade ribeirinha, é o criador do projeto Embarcar – um aplicativo criado para informar (horários, vendas de passagens, embarcações e trajetos) sobre o transporte hidroviário na região oeste do Pará. Ele lembra que a ideia surgiu de uma necessidade pessoal ao precisar se deslocar para Santarém e não ter informações precisas sobre a rota das embarcações. “Era uma verdadeira batalha saber qual embarcação faria a viagem no dia que eu desejava viajar”. Nisso eu vi uma oportunidade de negócio, pois temos 15 milhões de usuários que anualmente trafegam pelos rios da Amazônia, levando em consideração que muitas localidades têm os rios como único acesso.
Em 2013 começou a trabalhar na elaboração do aplicativo, ganhou incentivo de investidores de startups e agora caminha para o lançamento da terceira versão. Embarcar já coleciona prêmios nacionais de ideias criativas, começa a ganhar destaque no cenário nacional e se consolida como a primeira startup de Santarém. “Nosso projeto tem tecnologia, caráter inovador e capacidade de se reproduzir em diferentes realidades, que são características de uma startup”. O projeto tem se expandido para outras regiões do país.
Há cinco anos a bike rosa cheia de gostosura atraem clientes para a Praça do Pescador (Orla de Santarém) dispostos a saborear bolos, tortas, empadas, nega maluca e ninho trufado feitos pela Ana Cristina Barbosa, criadora da Cris Doces & Salgados.
Ela acreditou na estratégia de vender doces e salgados em uma bicicleta, estacionada nos fins de tarde na orla de Santarém, com a divulgação direta nas redes sócias. “A gente chega à Praça, coloca a bicicleta e as pessoas já estão esperando para comprar os salgados. Além disso, temos um visual atrativo e focamos na qualidade e diversidade do cardápio sempre”. As vendas acontecem de segunda á sábado, de 17 as 20 horas. “Todos os dias vendemos tudo o que fazemos, porém quando postamos nas redes sociais as gostosuras do dia é impressionante como o tempo de vendas reduz. As redes sociais nos ajudam muito”, finaliza a empreendedora.
A ideia criativa rendeu a Ana Cristina uma entrevista no programa É de Casa, da rede Globo, no qual foi o ápice para o seu sucesso, sendo um incentivo para continuar empreendendo com responsabilidade.