noticias

Historiadora Terezinha Amorim recebe comenda da ACES

Mostra Cultural realizada em parceria com o governo municipal

  • 19 de junho de 2014 - 10:43
dscf4501

Diretoria do CME da ACES e homenageada

Em mais uma edição da Mostra Cultural, a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) valorizou a rica cultura do município e rendeu homenagens a historiadora e professora Antonia Terezinha Amorim em reconhecimento ao seu trabalho na área educacional, publicações e elaboração de projetos que fortalecem o cenário cultural e histórico da cidade.

A programação aconteceu na noite de ontem (18) na Praça do Mirante como parte da programação de aniversário de Santarém e teve a participação intensa do público que aplaudiu a trajetória profissional da historiadora exibida em vídeo.Terezinha Amorim iniciou sua carreira profissional na área de educação, em uma época em que oportunidades de trabalho para as mulheres eram em maior parte para o cargo de professor e enfermeiro. Ao cursar o magistério descobriu a sua aptidão para o ensino e já soma mais de 30 anos de experiência em sala de aula.

dscf4497

Presidente do CME Rosivete Figarella e Terezinha Amorim

A homenageada também é uma pesquisadora dos principais eventos culturais do munícipio, como por exemplo, a festa do Çairé e o Círio de Nossa Senhora da Conceição. Já publicou quatro livros publicados, sendo o primeiro em 1995, intitulado “A Dominação Norte Americana no Tapajós”, resultado de sua especialização em História da Amazônia e o mais recente: “Santarém: Suas histórias e suas belezas”, publicado ano passado e que deverá ser utilizado em sala de aula. A historiadora, em 2009, esteve à frente do inédito projeto denominado “Produção de Réplicas e Catalogação dos Prédios Históricos de Santarém” que teve como objetivo apresentar, preservar e divulgar a história da cidade.

Amorim comemora o reconhecimento e afirma que o ato é um encorajamento para continuar o seu trabalho. “É gratificante quando temos o reconhecimento do nosso trabalho através de uma entidade tão importante em Santarém, como a ACES, e eu digo sempre que receber essa homenagem reitera o compromisso que temos para que possamos continuar preservando a história de Santarém e continuar lutando em defesa dessa cultura tão importante que é a cultura santarena”.

A entrega da Medalha Mérito Cultural “Wilson Dias da Fonseca” foi feita pela vice-presidente do Conselho da Mulher Empresária (CME), conselho organizador da programação, RosiveteFigarella juntamente com as palavras de louvor pelo presidente da ACES, Alberto Oliveira e o secretário de Cultura Nato Aguiar. A diretora do CME, Rosemary Fonseca destaca que “é um evento que consideramos de grande importância porque homenageamos artistas e personalidades que preservam a cultura santarena, por isso é fundamental enaltecer, valorizar, enriquecer e reconhecer esses talentos para que nossa cidade continue tendo história”.

A primeira Mostra aconteceu em 2001 quando o cantor Sebastião Tapajós foi homenageado com a medalha Mérito Cultural “Wilson Dias da Fonseca”. De lá pra cá, 13 personalidades já foram agraciados com a comenda, entre eles, o artista Laurimar Leal, Sebastião Tapajós, Mestre Isauro e Dica Frazão.

 

Comentários

Assessoria de Comunicação

  • Keliane Sousa
    ascom@acestapajos.com.br
    Telefone:
    (93) 99218-3561

Conheça nossas soluções para a sua empresa.

Acessar
Destaques