Nesta manhã de segunda-feira (24), a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) realizou o Leilão de Transmissão Nº 5/2016, em que a EQUATORIAL ENERGIA S.A. arrematou o lote 31 das Linhas de transmissão do Tramoeste.
Desde janeiro, o assunto foi pauta de agendas da Associação Comercial e Empresarial de Santarém – ACES tanto em Santarém, Belém e Brasília. Em janeiro foi solicitado do deputado federal Joaquim Passarinho (PSD), em reunião na ACES, um encontro em Brasília para tratar sobre o leilão. Com a vinda à Santarém do ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, foi entregue o documento relatando atual situação do fornecimento de energia da região e cobrança para retomada do projeto para construção da segunda linha de transmissão, o que foi concretizado com o leilão realizado hoje.
O valor ofertado pela empresa para o lote 31 foi de R$ 126,8 milhões com deságio de 9,5% em relação à Receita Anual Permitida inicial estabelecida pela Agência de R$ 139,3 milhões. A RAP é a receita a que o empreendedor terá direito pela prestação do serviço de transmissão a partir da entrada em operação comercial das instalações.
O lote 31 é composto por linhas de transmissão de 436 km e uma subestação de 300 MVA de potência localizadas no Pará. Os reforços visam atendimento à região oeste do estado e aumento da confiabilidade do sistema.
Informações: ANEEL