Imprensa
Cinema

Em outubro, Alter do Chão será palco de Festival de Cinema

Alter do Chão será palco do audiovisual

10 de junho de 2019 às 16:55

Reunião na Aces sobre parceria com o Festival de Cinema de Alter do Chão

O Festival de Cinema de Alter do Chão é um espaço de encontro entre culturas em torno da produção audiovisual e outras manifestações artísticas na comunidade de Alter do Chão, município de Santarém – PA, Brasil. Durante sete dias o Festival exibirá filmes, locais, nacionais e internacionais de valor cultural e social que será palco para distintas apresentações artísticas. O Festival também contará com a realização de oficinas sobre produção audiovisual e cultural e com um espaço voltado para o mercado, visando o fomento da produção e o desenvolvimento da atividade na região.

A partir dos conceitos de sustentabilidade e ecologia, quatro estruturas serão montadas às margens do Rio Tapajós para a exibição dos filmes e demais atividades. A seleção tem foco na produção cinematográfica independente, não excluindo filmes de caráter comercial que abordem questões de relevância cultural, social e/ou artística. Poderão ser selecionado nos formatos, longa-metragem, curta-metragem, documentário, ficção, experimental e/ou animação, e ainda realizadas com celulares.

O Festival pretende gerar visibilidade ao conteúdo local, sendo um meio de difusão gerados na própria localidade através do formato realizado por celulares onde a importância maior serão os conteúdos para os players (canais de TV), presentes no qual poderão criar uma parceria com esses pequenos produtores para a realização no formato profissional com estética e conteúdo local presente.

DESENVOLVIMENTO LOCAL

Além das tendas de exibição, haverá venda de artesanatos sendo que toda a culinária oferecida no festival será de origem de Alter do Chão, Santarém e das comunidades dos arredores, assim como, a mão de obra empregada e grande parte da produção será de origem local. O Festival também fomentará trabalho e renda para a população, servindo como um estímulo aos serviços existentes, como hotelaria, restaurantes, mercados, barqueiros, serviços em geral, passeios turísticos, entre outros.

PÚBLICO

O Festival estima um público aproximado de 50.000 (cinquenta mil) pessoas durante 7 (sete) dias de evento, atraindo visitantes de toda região norte do país, e em especial os moradores dos municípios e arredores de Santarém que tem uma população com mais de 300 mil habitantes, assim como, das cidades da Amazônia, O festival também contará com público nacional, internacional e demais interessados na arte cinematográfica, na promoção de expressões culturais locais e do turismo.

OFICINAS CULTURAIS E PROFISSIONALIZANTES

Nos meses que antecedem o festival ocorrerão oficinas de iniciação e capacitação na produção audiovisual e cultural. Com esta ação espera-se que o Festival comece a fomentar a cultura da produção audiovisual local e gradativamente estimule a construção de um polo de desenvolvimento cinematográfica na região e um Centro Cultural que apoiará a visibilização das expressões artísticas da região.

Algumas das obras desenvolvidas durante essas oficinas serão apresentadas no Festival e indicadas para a participação em rodadas de negócios realizadas no espaço destinado ao mercado do audiovisual. Apresentar a atividade audiovisual como possibilidade de desenvolvimento para a região amazônica é, sobretudo uma estratégia que gera crescimento econômico associado à manutenção do ambiente natural.

APOIOS E PARCEIROS

O Festival de Alter do Chão é fruto de uma grande participação da sociedade local, envolvendo instituições, associações, inclusive da Associação Comercial e Empresarial de Santarém, organizações, universidades do Pará, da Amazônia, do Rio de Janeiro, o Governo do Estado do Pará, a Prefeitura de Santarém. O Festival vem encontrando ainda grande apelo e interesse dos canais de TV por assinatura como Globonews, Fox Internacional, Grupo Box Brazil, Fox Latin America, distribuidoras cinematográficas destinadas ao mercado do audiovisual entre tantas outras.

Veja o evento aqui: Festival de Cinema de Alter do Chão

Últimas Notícias

“Dominando suas finanças” com Gabriel Geller, PHD “Dominando suas finanças” com Gabriel Geller, PHD
13 de maio de 2024 às 17:41

“Dominando suas finanças” com Gabriel Geller, PHD

Seminário Atração de Investimentos Seminário Atração de Investimentos
3 de maio de 2024 às 11:33

Seminário Atração de Investimentos

CIAT realiza Hackathon com foco em soluções inovadoras CIAT realiza Hackathon com foco em soluções inovadoras
4 de abril de 2024 às 17:23

CIAT realiza Hackathon com foco em soluções inovadoras

Vendedor não precisa vender com Alexandre Lobo Vendedor não precisa vender com Alexandre Lobo
Palestra 4 de abril de 2024 às 15:49

Vendedor não precisa vender com Alexandre Lobo

Aces e CDL propõem ações relacionadas ao estacionamento rotativo no Centro de Santarém Aces e CDL propõem ações relacionadas ao estacionamento rotativo no Centro de Santarém
13 de março de 2024 às 16:20

Aces e CDL propõem ações relacionadas ao estacionamento rotativo no Centro de Santarém

CME homenageia cinco mulheres pelo Dia Internacional da Mulher CME homenageia cinco mulheres pelo Dia Internacional da Mulher
12 de março de 2024 às 16:48

CME homenageia cinco mulheres pelo Dia Internacional da Mulher

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários da região.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Associações

Fechar
Logomarca Hotpixel