noticias

Em outubro, Alter do Chão será palco de Festival de Cinema

Alter do Chão será palco do audiovisual

  • 10 de junho de 2019 - 16:55

Reunião na Aces sobre parceria com o Festival de Cinema de Alter do Chão

O Festival de Cinema de Alter do Chão é um espaço de encontro entre culturas em torno da produção audiovisual e outras manifestações artísticas na comunidade de Alter do Chão, município de Santarém – PA, Brasil. Durante sete dias o Festival exibirá filmes, locais, nacionais e internacionais de valor cultural e social que será palco para distintas apresentações artísticas. O Festival também contará com a realização de oficinas sobre produção audiovisual e cultural e com um espaço voltado para o mercado, visando o fomento da produção e o desenvolvimento da atividade na região.

A partir dos conceitos de sustentabilidade e ecologia, quatro estruturas serão montadas às margens do Rio Tapajós para a exibição dos filmes e demais atividades. A seleção tem foco na produção cinematográfica independente, não excluindo filmes de caráter comercial que abordem questões de relevância cultural, social e/ou artística. Poderão ser selecionado nos formatos, longa-metragem, curta-metragem, documentário, ficção, experimental e/ou animação, e ainda realizadas com celulares.

O Festival pretende gerar visibilidade ao conteúdo local, sendo um meio de difusão gerados na própria localidade através do formato realizado por celulares onde a importância maior serão os conteúdos para os players (canais de TV), presentes no qual poderão criar uma parceria com esses pequenos produtores para a realização no formato profissional com estética e conteúdo local presente.

DESENVOLVIMENTO LOCAL

Além das tendas de exibição, haverá venda de artesanatos sendo que toda a culinária oferecida no festival será de origem de Alter do Chão, Santarém e das comunidades dos arredores, assim como, a mão de obra empregada e grande parte da produção será de origem local. O Festival também fomentará trabalho e renda para a população, servindo como um estímulo aos serviços existentes, como hotelaria, restaurantes, mercados, barqueiros, serviços em geral, passeios turísticos, entre outros.

PÚBLICO

O Festival estima um público aproximado de 50.000 (cinquenta mil) pessoas durante 7 (sete) dias de evento, atraindo visitantes de toda região norte do país, e em especial os moradores dos municípios e arredores de Santarém que tem uma população com mais de 300 mil habitantes, assim como, das cidades da Amazônia, O festival também contará com público nacional, internacional e demais interessados na arte cinematográfica, na promoção de expressões culturais locais e do turismo.

OFICINAS CULTURAIS E PROFISSIONALIZANTES

Nos meses que antecedem o festival ocorrerão oficinas de iniciação e capacitação na produção audiovisual e cultural. Com esta ação espera-se que o Festival comece a fomentar a cultura da produção audiovisual local e gradativamente estimule a construção de um polo de desenvolvimento cinematográfica na região e um Centro Cultural que apoiará a visibilização das expressões artísticas da região.

Algumas das obras desenvolvidas durante essas oficinas serão apresentadas no Festival e indicadas para a participação em rodadas de negócios realizadas no espaço destinado ao mercado do audiovisual. Apresentar a atividade audiovisual como possibilidade de desenvolvimento para a região amazônica é, sobretudo uma estratégia que gera crescimento econômico associado à manutenção do ambiente natural.

APOIOS E PARCEIROS

O Festival de Alter do Chão é fruto de uma grande participação da sociedade local, envolvendo instituições, associações, inclusive da Associação Comercial e Empresarial de Santarém, organizações, universidades do Pará, da Amazônia, do Rio de Janeiro, o Governo do Estado do Pará, a Prefeitura de Santarém. O Festival vem encontrando ainda grande apelo e interesse dos canais de TV por assinatura como Globonews, Fox Internacional, Grupo Box Brazil, Fox Latin America, distribuidoras cinematográficas destinadas ao mercado do audiovisual entre tantas outras.

Veja o evento aqui: Festival de Cinema de Alter do Chão

Comentários

Assessoria de Comunicação

  • Keliane Sousa
    ascom@acestapajos.com.br
    Telefone:
    (93) 99218-3561

Conheça nossas soluções para a sua empresa.

Acessar
Destaques