No dia 30 de Setembro, em Manaus, representantes do Pará e do Amazonas reuniram para discutir ações e unir forças em prol do setor produtivo, a finalidade da reunião foi estreitar relações entre os dois estados com o intuito de promover a proteção da região.
Acessibilidade na Amazônia, entreposto da Zona Franca de Manaus em Santarém, logística amazônica, integração de modais de transporte, desafios ambientais regionais, integração política, Lei Kandir e seus impactos, matriz energética e BR-163 foram alguns dos assuntos abordados.
O encontro foi dividido em dois momentos. Inicialmente na Secretaria de Planejamento do Amazonas e depois na Associação Comercial do Amazonas (ACA). As representações de ambos os estados sinalizaram a necessidade de união em prol de objetivos comuns, com grandes oportunidades e desafios que merecem comum atenção. Foi proposto que os outros estados da região também participem. O encontro foi considerado um momento histórico de integração entre Pará e Amazonas.
Na ocasião foi implementada uma agenda permanente bimestral, com próximo encontro marcado para a primeira quinzena do mês de novembro, em Belém. Nesta próxima reunião será formalizada uma pauta comum para que os dois estados trabalhem juntos para sua concretização.
Santarém foi representada pelos presidentes do Sindicato do Comércio Lojista, César Ramalheiro, da Associação Comercial e Empresarial, Alberto Oliveira e da Federação das Associações Comerciais do Pará, Olavo das Neves; o poder público municipal, através da secretaria de planejamento foi representado pelo economista, José de Lima. Também participaram representantes da Federação das Industrias do Pará e da Associação Comercial do Pará.
Do Amazonas participaram os representantes da Associação Comercial, Federação do Comércio, Federação das Industrias, Secretaria da Agricultura, Secretaria de Planejamento, Secretaria da Fazenda e Superintendência da Zona Franca de Manaus.
Informações: Olavo das Neves, presidente da FACIAPA