Em reunião na sede da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), na noite de segunda-feira (19), foi formada uma comissão para tratar com a prefeitura municipal e autoridades competentes as ações imediatas que devem ser executadas para eliminar a contaminação da Bacia Hidrográfica de Alter do Chão e os casos de hepatite.
O Diretor da Divisa, João Alberto Portela, afirmou que a Divisa vem acompanhando a situação da vila balneária desde junho de 2014 e que o aumento de casos de casos da doença se deve: a ausência de banheiro químicos, falta de tratamento de esgoto; circulação de embarcações que despejam resíduos sólidos no lago e entorno; presença de animais na praia, moradias as margens do rio e lixo jogado na praia.
A comissão composta por diretores da ACES, Gabriel Geller, Roberto Branco, Bruno Moura e Emanuel Júlio Leite irá reunir nos próximos dias com o prefeito municipal para tratar das questões levantadas na reunião e solicitar ações imediatas para o local.
A secretária de Turismo, Irene Belo, garantiu que os problemas expostos na reunião estão dentro do Plano de Turismo que está sendo executado pela secretaria. O morador de Alter do Chão, Zé Carlos, mostrou sua preocupação quanto ao reflexo negativo na economia. “Essa situação me preocupa muito, por isso vim até associação pedir ajuda para que medidas sejam tomadas. Agora no fim do ano, conseguimos trazer em torno de 370 paulistanos para passar o fim de ano e estes elogiaram muito Alter do Chão e não podemos perder esse reconhecimento”.
A ACES também levará este assunto para o Grupo de Gestão Integrada para o Desenvolvimento Sustentável (GGI DRS) para que seja dada a atenção necessária para o assunto.