noticias

CME comemora 18 anos: o protagonismo feminino dentro do associativismo

  • 19 de setembro de 2017 - 19:11

Diretoras do CME da ACES

Há 18 anos, a Associação Comercial e Empresarial de Santarém criava o Conselho da Mulher Empresária – CME da ACES, tornando-se o primeiro conselho da entidade e definitivamente uma oportunidade ímpar para o protagonismo feminino dentro do associativismo. Em comemoração a data, celebrada no dia 10 de setembro, a atual diretoria “Empreender para Desenvolver”, presidida pela empresária Helena Sant´Anna, realizou um jantar especial em uma pizzaria da cidade.

Acompanhada do espírito inovador de aproximadamente 12 mulheres, a empresária Marita Gentil foi a primeira pessoa a assumir a presidência do CME.

Marita organizou as primeiras atividades do conselho e trabalhou para aproximar as empresárias das atividades desenvolvidas pela ACES, que naquele momento eram exercidas em maior parte por homens. “Naquela época, as empresas eram administradas, em sua maior parte, por homens, por isso era desafiador envolver as mulheres nas ações da casa”, ressalta Marita.

Encarando os desafios de um conselho recém criado e com o espírito de independência, o CME realizou o I Seminário Pela Criação do Estado do Tapajós intitulado “Um Novo Estado, Uma Nova Perspectiva”, reunindo as principais representatividades políticas do Pará na esfera municipal, estadual e federal, assim como todos os segmentos da sociedade dos municípios envolvidos na criação do Estado do Tapajós.  A cada dois anos a presidência do conselho vem se alternando e os eventos ganhando maturidade, como a honraria em Homenagem ao Dia Internacional, reconhecida pela sociedade santarena, a Mostra Cultural, que enaltece a cultura tapajônica através de cantores, músicos, artesãos e outros talentos de Santarém.

Diretoras do CME na organização do Seminário do Estado do Tapajós

Atualmente 15 empresárias fazem parte da diretoria do CME, além do envolvimento nas demais diretorias que formam a representatividade da entidade. “Nós temos um trabalho institucional muito grande e só conseguimos com o envolvimento de todas, em diferentes frentes, doando tempo, conhecimento e vontade de fazer acontecer, de buscar melhorias para o setor”, define Helena Sant´Anna.

As ações do conselho ocorrem de maneira integrada com as Câmaras Setoriais, Conselho de Jovens Empresários e Diretoria Executiva da ACES, que anualmente organizam o cronograma de atividades, além de pautas estratégicas para a economia do município e sociedade em geral.

Comentários

Assessoria de Comunicação

  • Keliane Sousa
    ascom@acestapajos.com.br
    Telefone:
    (93) 99218-3561

Conheça nossas soluções para a sua empresa.

Acessar
Destaques