Imprensa
Internet

Audiência pública discute serviços de internet

Aces e Sindlojas realizaram a solicitação ao MP

31 de janeiro de 2013 às 12:00

Por Lila Bemerguy – Ascom MP/Santarém

 

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 31, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), audiência pública promovida pelo Ministério Público do Estado para discutir a qualidade dos serviços de internet e telefonia celular em Santarém.  A audiência foi presidida pelo promotor de justiça Samuel Furtado Sobral.

 

As empresas presentes informaram os investimentos que pretendem fazer para melhorar o serviço na cidade. Todas as informações coletadas farão parte do inquérito civil instaurado pelo MP em dezembro de 2012, após ser acionado por representantes da ACES e do Sindlojas de Santarém acerca do problema.

 

A mesa inicial foi composta pelo promotor de justiça Samuel Furtado; o representante da prefeitura municipal, secretário de planejamento Waldir Matias Junior; o presidente da ACES, Alberto Oliveira; o presidente do Sindicato do Comércio Lojista de Santarém, Cesar Ramalheiro; o presidente da OAB/Subseção Santarém, Ubirajara Bentes; o representante da Eletronorte, Flávio Roberto Antônio, e o presidente da Prodepa, Theo Pires.

 

Após a manifestação dos componentes da mesa, o economista José de Lima Pereira apresentou estudo técnico encomendado pela ACES, que aponta o desperdício de 5.462,19 horas sem acesso à internet nos últimos seis meses, por segmentos do setor produtivo, órgãos públicos, profissionais liberais e sociedade em geral.

 

Dentre os que se manifestaram na audiência, o major Valério Ferreira, gerente do Centro de Operações Integradas de Santarém, ressaltou que as falhas no serviço de internet não prejudicam somente o setor comercial, mas também a segurança pública, uma vez que o cidadão não consegue comunicação com o centro. Ele informou que está em estudo um projeto para atendimento do cidadão via redes sociais, e que sem o serviço de internet de qualidade, torna-se inviável.

 

A coordenadora do Procon em Santarém, Silvânia Melo, informou que as operadoras de internet e celular estão dentre as mais reclamadas no órgão. O problema é que o Procon recebe as denúncias via rede interligada em todo o Brasil. Quando a internet não funciona, a reclamação tem que ser feita no papel, para depois ser colocada no sistema. ?O consumidor vai ao Procon  reclamar dos serviços de internet, e a internet do Procon não funciona?, ressaltou.

 

O empresário Cesar Ramalheiro Junior, falou dos prejuízos provocados pelas falhas do sistema, principalmente no final de 2012, no período de compras natalinas.

 

Após a manifestação dos presentes, os representantes as empresas Tim, Oi, Claro, Vivo, Embratel, bem como da Eletronorte e Prodepa, foram chamados à mesa. O promotor questionou, a curto e médio prazo, quais os investimentos feitos para a melhoria dos serviços.

 

O representante da OI afirmou que as operadoras devem trabalhar o compartilhamento para melhorar o escoamento do tráfego dos dados. A Vivo informou que está desenvolvendo projeto de disponibilizar um link próprio até Santarém. O representante da Eletronorte informou que estão implantando um terceiro cabo na zona urbana de Santarém, além de outros investimentos.

 

O representante da Embratel disse que os pontos vulneráveis estão sendo tratados e resolvidos, e que dentro de um curto prazo a internet deve melhorar a qualidade. A Claro informou que deve aumentar a sua capacidade em 40% no segundo semestre. A TIM informou que vai ampliar a sua central telefônica em Santarém para que todo o processo de solicitação dos clientes seja feito localmente.

 

O presidente da Prodepa informou sobre a vontade política do atual governo em contribuir com a solução dos problemas, ressaltando o papel do Navega Pará, de inclusão social através da inclusão digital. O promotor de justiça Samuel Furtado considerou de forma positiva as informações prestadas na audiência. “O MP vai decidir, após análise das informações, qual a melhor medida a ser tomada”, concluiu.

Últimas Notícias

“Dominando suas finanças” com Gabriel Geller, PHD “Dominando suas finanças” com Gabriel Geller, PHD
13 de maio de 2024 às 17:41

“Dominando suas finanças” com Gabriel Geller, PHD

Seminário Atração de Investimentos Seminário Atração de Investimentos
3 de maio de 2024 às 11:33

Seminário Atração de Investimentos

CIAT realiza Hackathon com foco em soluções inovadoras CIAT realiza Hackathon com foco em soluções inovadoras
4 de abril de 2024 às 17:23

CIAT realiza Hackathon com foco em soluções inovadoras

Vendedor não precisa vender com Alexandre Lobo Vendedor não precisa vender com Alexandre Lobo
Palestra 4 de abril de 2024 às 15:49

Vendedor não precisa vender com Alexandre Lobo

Aces e CDL propõem ações relacionadas ao estacionamento rotativo no Centro de Santarém Aces e CDL propõem ações relacionadas ao estacionamento rotativo no Centro de Santarém
13 de março de 2024 às 16:20

Aces e CDL propõem ações relacionadas ao estacionamento rotativo no Centro de Santarém

CME homenageia cinco mulheres pelo Dia Internacional da Mulher CME homenageia cinco mulheres pelo Dia Internacional da Mulher
12 de março de 2024 às 16:48

CME homenageia cinco mulheres pelo Dia Internacional da Mulher

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários da região.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Associações

Fechar
Logomarca Hotpixel