Em Brasília, na quarta-feira (19/02), a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) e o deputado federal Henderson Pinto (MDB-PA) reuniram com o secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, em que foram apresentadas adequações no Projeto de Reforma do Aeroporto Maestro Wilson Fonseca, em Santarém – Pará.
Foi proposto que se construa um novo terminal, com a mesma área final proposta (4.400m²) no local originalmente previsto, com 2 (dois) pavimentos e com pelo menos 2 (dois) fingers, para atender minimamente com algum conforto aos passageiros, principalmente idosos, deficientes e usuários do aeroporto.
A reforma prevista pela empresa Aena acrescenta 2.800 m² no atual prédio, porém não acrescenta nada de conforto ao usuário, no sentido de acesso à aeronave, e, obriga a todos andarem na chuva ou no sol ardente da Amazônia.
“Defendemos que ao invés de mais um “puxadinho”, que seja feito um novo terminal exatamente no local que foi projetado para ser feito. Vai se gastar o mesmo valor e teremos algo definitivo, inclusive, com pontes de embarque (fingers)”, declara o presidente da Assembleia Geral da Aces, Roberto Branco.
Desde sua inauguração (em 31 de março de 1977), o terminal de passageiros do aeroporto vem passando somente por ampliações e adequações, sendo que o mesmo já foi adaptado a partir de um galpão provisório da antiga COMARA, por isso reforça a importância de priorizar, neste momento, a construção de um novo terminal.