noticias

ACES pede incentivo ao Turismo Comunitário na região do Arapiuns

Reunião no ICMBio definiu parcerias

  • 03 de novembro de 2016 - 11:19

Na terça-feira (01/10), a ACES (Associação Comercial e Empresarial de Santarém) reuniu com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e organização Tapajoara (Organização das Associações da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns) para tratar sobre a rota turística na Resex Tapajós Arapiuns, que vem sendo prejudicada por atitudes embaraçosas dos moradores daquela região. Recentemente promotores de eventos foram cobrados financeiramente para realizar eventos e apreciar a imensidão de praias daquele local.

Ponta Grande do Arapiuns (Foto: Divulgação)

Ponta Grande do Arapiuns (Foto: Divulgação)

A área à margem direita da região do Arapiuns é considerada unidade de conservação ambiental desde 1998, sendo supervisionada pelo IBAMA. Porém, até em outubro deste ano não havia regras sobre impedimento da visitação turística. Nesta época de verão, a região é muita frequentada por turistas, porém alguns moradores têm reagido a esse crescimento com imposições de cobranças abusivas para utilização das inúmeras praias. “Diante disso, a ACES decidiu convocar o ICMBio e demais entidades para esclarecer sobre as ações turísticas que as empresas de turismo podem realizar na reserva”, afirmou o coordenador da Câmara Setorial de Turismo da ACES, Bruno Moura.

O gestor do ICMBio Mauricio Santamaria garante que a portaria 024/2014 assegura a visitação pública e não especifica valores financeiros para tal ato. “É permitido a visitação pública desde que seja autorizada pela comunidade visitada, ICMBio e Tapajoara”.
Visando fortalecer o turismo comunitário, desde o mês de outubro a organização Tapajoara passou a cobrar uma taxa no valor de R$ 15,00 (quinze reais) pela visitação e já trabalha na elaboração de uma norma para a visitação pública. “Essa é uma taxa de colaboração pelo uso múltiplo de determinadas áreas, como por exemplo, as regiões de praias. Já a visitação dentro das comunidades é de livre acesso para todos”, destacou o vice-presidente da Tapajoara, Dinael Cardoso.

Nos próximos meses o ICMBio fará a elaboração do Plano de Uso da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns, que será construído em parceria com a ACES, Tapajoara e Secretaria Municpal de Turismo. Ambas as entidades irão apurar os casos de agressões que ocorreram na região visando tomar as medidas cabíveis e evitar novos infortúnios para o turismo regional.

Comentários

Assessoria de Comunicação

  • Keliane Sousa
    ascom@acestapajos.com.br
    Telefone:
    (93) 99218-3561

Conheça nossas soluções para a sua empresa.

Acessar
Destaques