Na terça-feira (21), a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) reuniu com a representatividade e empresariado de Alter do Chão para tratar sobre a situação econômica da vila, após a repercussão dos casos de hepatite A. No encontro a ACES apresentou propostas de ações visando um cenário positivo para os próximos meses e alta temporada de turismo na comunidade.
Com a subida do rio e período chuvoso a procura de turistas e visitantes por Alter do Chão diminui, porém, relatos dos moradores, este ano o impacto negativo tem sido muito maior. Finais de semanais movimentados deram lugar à praia vazia e pouco faturamento aos vendedores de doces, aos barraqueiros e pontos comerciais é o que destaca a representante da Praia de Alter do Chão, Ivete Sardinha – “A economia na vila caiu muito e não foi só pela baixa temporada foi pela consequência dos casos de hepatite. Hoje a comunidade tem necessidade de apoio. Apoio do governo, de empresas e entidades”.
Neste sentido, a ACES apresentou a proposta de realizar no mês de maio uma ação de saúde, tendo o envolvimento de clínicas e farmácias, assim como a proposta de revitalizar as 18 barracas existentes na Ilha do Amor, que consistirá em padronizá-las, colocar assoalhos e banheiros químicos em cada uma, possibilitando um novo visual para a praia. As propostas foram bem aceitas e uma comissão formada por moradores local e diretores da ACES dará encaminhamento na execução destas propostas.
O diretor da ACES e líder da comissão, Bruno Moura, destaca que a comissão buscará o apoio de outras instituições e governo municipal para que os resultados dessas iniciativas aconteçam em menor tempo possível e com maior abrangência.
“A comunidade precisa de ajuda para reconstruir a imagem de Alter do Chão e foi com esse intuito que a ACES reuniu com os moradores e apresentou as propostas de ação de saúde e revitalização das barracas que para isto precisará de uma discussão maior com a prefeitura e a própria comunidade, neste sentido que vamos trabalhar fortemente nos próximos meses”.
Na próxima semana a comissão reunirá para definir o projeto das barracas e a data e atendimentos que serão disponibilizados na ação de saúde.
Participaram do encontro o presidente da ACES, César Ramalheiro, os diretores da ACES, Roberto Branco, Bruno Moura, Seiich Okada, o diretor do CONJOVE, Breno Marques, o presidente do Conselho Comunitário, Carlos Santos, o representante municipal do distrito de Alter do Chão, Mauro Vasconcelos, presidente da AOBA subsecção Santarém, Ubirajara Bentes e moradores da vila.