sem-categoria

ACES fará parte de Grupo de Trabalho que discutirá Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santarém

Instalação de portos e indústrias serão pautas do grupo de trabalho

  • 05 de junho de 2017 - 21:28

Na tarde desta segunda-feira (05), a Associação Comercial e Empresarial de Santarém – ACES participou da Reunião de Trabalho promovida pela Câmara Municipal de Santarém com a proposta de discutir ações para o Desenvolvimento Econômico Sustentável do Município. Um grupo de trabalho será formado para acompanhar as pautas relacionadas ao assunto, bem como será elaborado um documento evidenciando o interesse do município em abrigar indústrias e terminais logísticos.

No encontro, o presidente da Codec (Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pára), Olavo das Neves, garantiu que o Governo do Estado tem colocado Santarém dentro dos planos de investimentos econômicos para o Pará, porém é preciso um ambiente favorável para recepção destes projetos visando à verticalização da economia local, “Percebemos que falta um alinhamento interno na cidade para que se possa alocar investidores dentro de uma tratativa moderna que outros municípios já estão tendo. O pacto firmado aqui será extremamente proveitoso e benéfico para a sociedade, pois há uma necessidade de geração de emprego e renda”, destacou Olavo.

Em defesa do município, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar afirmou “Nós queremos o desenvolvimento de Santarém, porém sem atropelos da legislação. Vamos primar pelo cumprimento da legalidade, principalmente leis ambientais e ainda observar a transparência do projeto, com geração de emprego e renda”.

Diretores da ACES presente na reunião

No momento, a Empresa Brasileira de Portos de Santarém – EMBRAPS está em fase de execução do projeto de um Terminal Logístico, na região Maicá, na margem direita do rio Amazonas, porém por decisão judicial a obra foi paralisada e aguarda a consulta prévia dos povos e comunidades afetados pelo empreendimento, que deve ser realizada pela Fundação Palmares. A ACES vem acompanhando as tratativas relacionadas ao assunto visando garantir a instalação do empreendimento, baseado na legalidade e responsabilidade social. “A partir desta reunião acreditamos que as ideias e objetivos serão afinados e passaremos a compartilhar as responsabilidades. A ACES tem estado em Belém com a tentativa de colaborar com a celeridade dos projetos”.

Moradores do Maicá favorável ao projeto

O vereador Henderson Pinto (DEM) coordenou a reunião e relatou que a sociedade civil sai vitoriosa desta discussão “O encontro discutiu o modelo de desenvolvimento ideal para Santarém e com certeza a sociedade ganhará com os assuntos tratados aqui”.

Na próxima segunda-feira (12) o Grupo de Trabalho, formado pela Câmara Municipal, prefeitura, Codec e entidades de classes, fará uma nova reunião no Gabinete do Prefeito para dar prosseguimento à pauta de investimentos.

Comentários

Assessoria de Comunicação

  • Keliane Sousa
    ascom@acestapajos.com.br
    Telefone:
    (93) 99218-3561

Conheça nossas soluções para a sua empresa.

Acessar
Destaques