No sábado (15/02), a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) realiza a premiação Melhores do Ano Aces, reconhecendo o desempenho empresarial, as ações de lideranças e a atividade social de cinco empreendedores, que em setores diferentes contribuem para o desenvolvimento de Santarém, da região Norte e do Brasil, por meio da geração de renda trabalho, inovação e tecnologia.
Recebem as honrarias:
Gilmar Pastana é o Mérito Empresarial 2024 – santareno, formado em administração, empresário do ramo de alimentação, casado com Ilza Maia, pai de quatro filhos, tem três netos. Desde jovem despertou o perfil empreendedor, acompanhado dos seus irmãos no comércio.
Administrando os empreendimentos Massabor e Pão da Santa, Gilmar se consolida como um empreendedor de sucesso, com inovação e um mix de produtos de alto nível a disposição de seus clientes. São quase três décadas de atuação empresarial, oportunizando mais de 300 postos de trabalho. Participa do associativismo empresarial, atuando no Sindicato de Panificação do Oeste do Pará e na Diretoria Executiva da Aces.
A Casa do Saulo recebeu o título de Empresa do Ano 2024 – chef paraense que eleva a gastronomia amazônica a um patamar global. À frente da Casa do Saulo, em Santarém e outras cidades, ele valoriza ingredientes nativos e fortalece a conexão com as comunidades locais, promovendo sustentabilidade e preservação cultural. Seus projetos, como o Cozinha Tapajós, celebram a identidade regional e a culinária como ferramenta de valorização social e econômica.
Em 2024, foi nomeado o primeiro Embaixador Gastronômico da ONU Turismo, representando o Brasil na promoção da culinária amazônica. Participou de eventos de grande relevância internacional, como o jantar da Cúpula do Mercosul, a abertura da COP 28 em Dubai e uma apresentação culinária com a Embratur em Nova Iorque. Em 2023, foi o restaurante anfitrião do The World’s 50 Best Restaurants na Amazônia, reforçando sua posição no cenário gastronômico mundial. Além disso, foi um dos chefs escolhidos para preparar o jantar de coroação do Rei Charles III, destacando a biodiversidade brasileira para líderes globais. Sua trajetória o consolida como uma das principais referências da cozinha amazônica no Brasil e no mundo, difundindo sabores, histórias e técnicas únicas dessa região.
Os empresários Antônio Santos e Rozângela Leal é o título de Homenagem Especial 2024 – empresário, casados, pais de duas filhas. Ambos são formados em Ciências contábeis, especializados em Auditoria, possuem MBA e especialização em Franschising pelo Boticário.
Antônio iniciou a carreira na empresa Petróleo Sabba (distribuidora da Shell), e sua esposa era funcionária pública estadual. Em 1993 começaram um negócio próprio, se tornando franqueados da marca de cosméticos O Boticário, em Santarém. E foi a partir dos investimentos em franquia, que a empresa passou por diversas expansões, alcançando novos municípios.
Atualmente, o Grupo Leal e Santos mantém 17 operações do O Boticário, 2 Hering’s, em 16 municípios do centro oeste do Pará. É o terceiro maior grupo do Pará, com diversas premiações e fazendo parte do ranking de maiores franqueados da marca. São gerados 170 postos de trabalho e 20 indiretos. São mais de 10 mil revendedoras trabalhando com as marcas.
Juliane Almeida é a Mulher Destaque Mulher Empresarial 2024 – empresária, casada e mãe. É uma mulher visionária que se destacou nos setores de transporte e varejo, com uma trajetória marcada pela determinação e inovação no setor empresarial. Combinando fé, resiliência e visão estratégica, Juliane segue como referência no mercado, inspirando outras mulheres a conciliarem carreira e família.
No setor de transportes, transformou a Almeida Transportes em uma empresa reconhecida pela eficiência e qualidade, oferecendo soluções seguras e confiáveis. No varejo de moda, sua atuação na Carmen Steffens traduz sua paixão pelo universo fashion, levando elegância e sofisticação ao público.
Rodrigo Rodrigues Branco é o Jovem Destaquem Empresarial 2024 – arquiteto e urbanista, sócio-diretor da R. Branco Engenharia, diretor do SINDUSCON e membro técnico do Conselho de Habitação do Município de Santarém.
É co-autor de edifícios de alto Padrão em Florianópolis, além de empreendimentos internacionais incluindo um hotel em Angola. Em Santarém, é autor dos edifícios: Plaza de Modena, Ed. Saint Sebastian, Gran Ville Residence e o mais alto edifício do Oeste do Pará – Ed. Plaza de Viena, de 25 pavimentos e 89 metros de altura.
Neste ano de 2025, a Aces celebra 80 de fundação, com grandes ações desde sua fundação. Em 1981 iniciou esta honraria, com o título de Empresário do Ano, reconhecendo o empreendedorismo daqueles que fortalecem a economia da região.