noticias

Aberto processo licitatório para instalação do Polo de Armazenagem da ZFM em Santarém

  • 20 de janeiro de 2014 - 17:13

A Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) sediou nesta manhã, 20, o lançamento do edital de Licitação do Polo de Armazenagem do Entreposto da Zona Franca de Manaus. Participaram do evento o vice-presidente da ACES, Alaércio Cardoso, governador em exercício do Estado, Helenilson Pontes, o secretário da Fazenda do Amazonas, Afonso Lobo, o secretário da Fazenda do Pará, Dr. Tostes Neto, deputado federal, Lira Maia, presidente da Câmara Municipal, Henderson Pinto, presidente da Federação das Associações Comerciais do Oeste do Pará, Olavo das Neves, além de prefeitos de municípios vizinhos e representantes de entidades organizações da cidade.

edital-destaque

O processo de licitação ocorrerá no Estado do Amazonas e para ganhar a empresa terá que ter a melhor técnica e o menor preço aponta o secretário da SEFA do Amazonas, Afonso lobo “A empresa terá que ter o menor prazo de implantação, a maior área, experiência profissional em  armazenagem e o menor preço das taxas de armazenagem”. O Armazém terá em torno de 10 mil², em uma área de 50mil². O empreendimento deverá entrar em funcionamento em prazo de 180 dias, ou seja, dentro de 6 meses, o que permitirá que 90% da carga da Zona Franca de Manaus seja destinada para Santarém. Os interessados no processo licitatório devem acessar o seguinte endereço: http://www.cgl.am.gov.br/.

O presidente em exercício da ACES, Alaércio Cardoso, afirma que a instalação deste empreendimento na cidade é um momento histórico: “Para ACES é um momento histórico, pois sempre foi uma luta desta casa em mandatos anteriores de nossos presidentes e hoje comemoramos com muita satisfação esse momento. A gente sabe que muitas conquistas virão em virtude desta hoje”. O presidente da Faciapa, Olavo das Neves complementa que a iniciativa dará visibilidade nacional para economia de Santarém: “A consolidação dessa plataforma logística integrando Santarém ao Amazonas dará visibilidade para todo o Brasil, a partir de uma grande estrutura que vai contemplar não só o estado do Amazonas, mas também propiciará a indústria e diversos órgãos que se instalarão em Santarém e no oeste do Pará, além de utilizar essa estrutura para o escoamento da produção”.

O funcionamento do Polo de Armazenagem no Estado permitirá a exploração do potencial da região como corredor logístico, é o que afirma o secretário da SEFA Pará, José Tostes Neto, “Esse processo licitatório começa a materializar o aproveitamento desse potencial, pois esse armazém vai possibilitar dar fluxo de saída da produção da ZFM para o sul, centro sul e sudeste do país, o que representa um movimento enorme tanto de cargas quanto de serviços que passarão a ser prestados por aqui”.

A armazenagem da produção industrial de Manaus no município possibilitará a arrecadação do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza e Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, além de contribuir com a geração de empregos.

Comentários

Assessoria de Comunicação

  • Keliane Sousa
    ascom@acestapajos.com.br
    Telefone:
    (93) 99218-3561

Conheça nossas soluções para a sua empresa.

Acessar
Destaques