Imprensa
eSocial

A partir de 16 de julho, e-Social vale para todas as empresas

obrigatoriedade a partir de julho

3 de julho de 2018 às 16:38

A segunda etapa da implantação do eSocial, quando o programa se torna obrigatório para todas as empresas privadas do país – incluindo micros e pequenas empresas, microempreendedores individuais (MEIs) que possuam empregados e segurados especiais – se inicia no próximo dia 16 de julho.

A medida segue o cronograma de implementação do programa estabelecido pela Resolução do Comitê Diretivo do eSocial nº 2, de 30 de agosto de 2016 que teve sua redação atualizada pela Resolução nº 3, de 29 de novembro de 2017.

Dessa forma, a partir de 16 de julho, os empregadores devem enviar eventos cadastrais e tabelas da empresa. Esta fase inicial se estenderá até o dia 31 de agosto, não havendo, portanto, necessidade de prestar estas informações de imediato, nos primeiros dias. No dia 1º de setembro começa a fase de povoamento do eSocial com a informações cadastrais dos trabalhadores vinculados aos mais de 4 milhões de empregadores e, finalmente, em novembro, teremos as remunerações destes quase 3 milhões de trabalhadores e o fechamento das folhas de pagamento no ambiente nacional.

Nos próximos dias deverão ser disponibilizados os novos portais do eSocial, onde os empregadores poderão inserir diretamente as informações, sem necessidade de sistemas para integração. Um portal específico para os MEIs deverá entrar em operação no dia 16 de julho. Neste ambiente simplificado, que se assemelha ao eSocial do Empregador Doméstico, não será necessário o uso de certificado digital, podendo o empregador acessá-lo  por meio de código de acesso. É Importante ressaltar que somente os 155 mil MEIs que possuem empregados estão obrigados ao eSocial.

Grandes empresas: Desde janeiro deste ano, o eSocial já é obrigatório para mais de 13 mil empresas do país,que possuem faturamento anual superior a R$ 78 milhões anuais. Com a entrada dessas empresas, já existem informações de quase 12 milhões de trabalhadores na base de dados do eSocial.

Atualmente, 97% das empresas desse chamado primeiro grupo já integram o eSocial e estão fazendo os ajustes finais para o fechamento integral das folhas de pagamento na nova plataforma.

Últimas Notícias

Feira Tapajós Negócios 2026 Feira Tapajós Negócios 2026
26 de agosto de 2026 às 14:56

Feira Tapajós Negócios 2026

Liquida Santarém Liquida Santarém
29 de julho de 2026 às 15:41

Liquida Santarém

Aces reúne com a gestão municipal para tratar sobre prejuízos econômicos devido as constantes interdições de vias, em zonas comerciais Aces reúne com a gestão municipal para tratar sobre prejuízos econômicos devido as constantes interdições de vias, em zonas comerciais
26 de junho de 2026 às 17:38

Aces reúne com a gestão municipal para tratar sobre prejuízos econômicos devido as constantes interdições de vias, em zonas comerciais

Entrega da Medalha Mérito Cultural Entrega da Medalha Mérito Cultural
19 de junho de 2026 às 16:45

Entrega da Medalha Mérito Cultural

Aces construirá uma Cápsula do Tempo Aces construirá uma Cápsula do Tempo
15 de junho de 2026 às 17:39

Aces construirá uma Cápsula do Tempo

Feira Tapajós Negócios 2026: lançamento ocorrerá na próxima segunda (27), na Aces Feira Tapajós Negócios 2026: lançamento ocorrerá na próxima segunda (27), na Aces
22 de abril de 2026 às 17:41

Feira Tapajós Negócios 2026: lançamento ocorrerá na próxima segunda (27), na Aces

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários da região.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Associações

Fechar
Logomarca Hotpixel