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42% dos consumidores levarão em conta o desejo da pessoa amada na escolha do presente do Dia dos Namorados, diz Boa Vista SCPC

  • 09 de junho de 2017 - 11:38

Mais importante do que a utilidade ou a necessidade, o presente do Dia dos Namorados, em 2017, precisará atender ao desejo da pessoa amada. Pelo menos esta é a intenção de 42% dos consumidores entrevistados pela Boa Vista SCPC em sua pesquisa sobre Hábitos de Consumo para esta data comemorativa. Outros 35%, no entanto, quando questionados sobre o que consideram mais relevante e de fato influenciará na decisão da compra do presente, disseram que observarão a necessidade ou utilidade do presente. Preço, promoção e desconto, assim como marca e qualidade serão levados em conta por 14% e 9% dos entrevistados, respectivamente.

Na prática, quando questionados sobre qual presente pretendem comprar, 34% disseram que irão optar por roupas e acessórios. O que representa um crescimento de 7p.p. (pontos percentuais) em comparação ao ano anterior. Jantar romântico, ida à shows e cinema também apresentaram crescimento de 7p.p. e ocupam a segunda posição, com 20% das menções. Perfumaria aparece em terceiro lugar com 14%.

De um modo geral, neste Dia dos Namorados, 62% dos entrevistados irão comprar presentes. Em 2016, 56% estavam dispostos a comprar nesta data. Destes, 40% irão gastar mais que o ano passado. 38% o mesmo valor (crescimento de 10p.p.) e 22% menos (uma queda de 11p.p.).

O valor médio do presente apresentou uma queda de 4p.p. na comparação com 2016. Cenário um pouco mais positivo se comparado à queda de 17p.p. observado no ano passado contra 2015. Para esta data, 66% dos consumidores pretendem gastar até R$ 200 (35% até R$ 100 e 31% entre R$ 101 a R$ 200).

Modalidade de Compra

65% dos consumidores irão pagar à vista o presente do Dia dos Namorados. Neste ano, o cartão de débito será o principal meio de pagamento, com 46% das menções (contra 34% em 2016). O dinheiro, que ocupava a primeira opção, surge em segundo lugar, com 35% das menções (contra 44% anteriores). 35% dos consumidores irão comprar o presente e pagar de forma parcelada. 84% utilizarão o cartão de crédito, um crescimento de 18p.p. em comparação a 2016, diminuindo a utilização do carnê (de 19% para 9%) e do boleto (de 9% para 4%).

A pesquisa da Boa Vista também constatou que 38% não comprarão presentes. Destes, 52% porque estão endividados e outros 25% porque estão desempregados. Outros 21% não costumam comprar presentes na data.

Reprodução: SCPC

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