noticias

15ª Mostra Cultural enaltece a música e o artesanato regional

O cantor João Otaviano de Matos e o artesão Claudionor Lima foram os homenageados

  • 21 de junho de 2016 - 14:27

O Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (CME da ACES) comemora os 355 anos de Santarém com exaltação a cultura santarena. Na noite de segunda-feira (20), o conselho realizou a 15ª Mostra Cultural com a entrega da Medalha Mérito Cultural “Wilson Dias da Fonseca” para o cantor João Otaviano de Matos e ao artesão José Claudionor Lima.

dscf1873

João Otaviano de Matos e José Claudionor

O artesão José Claudionor Pedroso Lima se destaca pelos 24 anos de atuação no artesanato santareno, em especial o trabalho em pirografia e entalho em madeira. Ele consegue produzir em média 65 peças por mês, que são expostas e comercializadas no Cristo Rei. “É um momento como esse que me motiva a continuar me dedicando ainda mais nesse trabalho que eu amo”.

O cantor João Otaviano de Matos Neto recebeu a honraria por sua significativa contribuição à música regional, que através de composições e projetos musicais dão visibilidade a rica cultura santarena. Foi assim em 2014, quando realizou o show “Duas Águas”, que conseguiu apresentar o grupo “Canto de Várzea”, do qual participa desde a década 80, no palco do Teatro Amazonas, em Manaus. E em março deste ano, o cantor realizou o show “Do Tapajós à Guajará”, uma homenagem de Santarém aos 400 anos de Belém, realizado no Theatro da Paz, em Belém. “Eu agradeço por este reconhecimento porque são anos de dedicação a música, a nossa cidade e a nossa cultura”.

Há quinze anos a ACES presta honra a rica cultura santarena que a cada ano é destacada e valorizada por músicos, compositores, historiadores, cantores e pintores que através de suas artes tornam conhecida os 355 anos de Santarém. “Nossa homenagem é bem simbólica, recentemente fomos agraciados com a passagem da tocha olímpica na nossa cidade, símbolo maior dos jogos olímpicos e culturas do planeta, que queremos também manter acesa a chama que faz brilhar nossa cultura, e isso podemos ver no talento dos nossos homenageados”, destacou a presidente do CME da ACES Rosivete Figarella.

Comentários

Assessoria de Comunicação

  • Keliane Sousa
    ascom@acestapajos.com.br
    Telefone:
    (93) 99218-3561

Conheça nossas soluções para a sua empresa.

Acessar
Destaques