Imprensa
História e associativismo

Ypiranga: a garapeira mais antiga de Santarém

Inaugurada no dia 07 de setembro de 1922 nas comemorações do primeiro centenário da Independência do Brasil

19 de maio de 2022 às 10:20

Por Fábio Barbosa*

Na Praça Monsenhor José Gregório, conhecida popularmente como Praça da Matriz, cercada pelos benjamins que sobreviveram, pouco resta dos áureos tempos da Santarém antiga. A Catedral Metropolitana, o Canto Redondo e a Garapeira Ypiranga são testemunhas do desenvolvimento urbano e da história do município. Sendo essa última um ícone de gerações de santarenos que por lá saborearam os famosos pastéis de carne com caldo de cana. Inicialmente erguida em madeira e inaugurada no dia 07 de setembro de 1922, nas comemorações do primeiro centenário da Independência do Brasil, nomeada em homenagem ao riacho citado no hino nacional, onde D. Pedro I deu o grito da nossa “liberdade”.

Garapeira Ypiranga em fevereiro de 1956, registro feito pelos repórteres do jornal Última Hora que cobriam a revolta de Jacareacanga, em Santarém

A garapeira teve como primeiro proprietário Raimundo Nonato Lages. Não demorou muito e o quiosque foi repassado ao senhor Raymundo Emílio da Rocha e Souza através da Lei Municipal nº 716, de 23 de dezembro de 1922, concedido ao empresário pelo Intendente Manoel Valdomiro Rodrigues dos Santos. Tempos mais tarde, a garapeira foi transferida para a senhora Augusta Rocha Guimarães que, ao lado do filho Cipriano Rocha, o popular “Pequenino”, administrava o negócio. Em 1946, diante dos preparativos para a festa do Centenário da elevação de Santarém à categoria de cidade, o empreendimento foi revitalizado e construído em alvenaria. É contemporânea a construção do Tapajós Bar, também localizado até os dias de hoje na praça.

Aspecto atual da Garapeira Ypiranga – Abril de 2022 (Foto: Fábio Barbosa)

Por consequência de uma queda que o deixou quase paralítico, o empresário Cipriano Rocha faleceu em 1987 e deixou o ponto em testamento, com inalienabilidade vitalícia, para o casal Herbert Farias e sua esposa Juvenita Tapajós Farias, conhecidos popularmente como “Cacheado” e “Ninita” que, já administravam a garapeira desde 1975.

Ao longo dos anos, a Garapeira Ypiranga já recebeu prefeitos, governadores e um Presidente da República: Fernando Henrique Cardoso. Em 1986, na gestão do Prefeito Ronaldo Campos, durante as obras do Complexo Arquitetônico da “Praça da Matriz”, ganhou o atual aspecto, perdendo as características da construção original.

É o ponto de encontro de políticos, jogadores de futebol, artistas, jornalistas e a população em geral. Um marco histórico, cultural, turístico e social dos últimos 100 anos.

 

*Jornalista e Relações Públicas da ACES – Publicado originalmente no Jornal Empresarial – Edição 202 (Fevereiro/Março de 2022) com informações do artigo “A Garapeira Ypiranga”, de Pe. Sidney Canto.

Últimas Notícias

CIAT realiza Hackathon com foco em soluções inovadoras CIAT realiza Hackathon com foco em soluções inovadoras
4 de abril de 2024 às 17:23

CIAT realiza Hackathon com foco em soluções inovadoras

Vendedor não precisa vender com Alexandre Lobo Vendedor não precisa vender com Alexandre Lobo
Palestra 4 de abril de 2024 às 15:49

Vendedor não precisa vender com Alexandre Lobo

Aces e CDL propõem ações relacionadas ao estacionamento rotativo no Centro de Santarém Aces e CDL propõem ações relacionadas ao estacionamento rotativo no Centro de Santarém
13 de março de 2024 às 16:20

Aces e CDL propõem ações relacionadas ao estacionamento rotativo no Centro de Santarém

CME homenageia cinco mulheres pelo Dia Internacional da Mulher CME homenageia cinco mulheres pelo Dia Internacional da Mulher
12 de março de 2024 às 16:48

CME homenageia cinco mulheres pelo Dia Internacional da Mulher

Aces recebe visita de integrantes do Grupo Sino-Lac Aces recebe visita de integrantes do Grupo Sino-Lac
12 de março de 2024 às 15:15

Aces recebe visita de integrantes do Grupo Sino-Lac

Falecimento do nosso ex-presidente e empresário, MARCELLO MÁRIO DE MOURA E SILVA Falecimento do nosso ex-presidente e empresário, MARCELLO MÁRIO DE MOURA E SILVA
Nota de Pesar 6 de março de 2024 às 19:30

Falecimento do nosso ex-presidente e empresário, MARCELLO MÁRIO DE MOURA E SILVA

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários da região.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Associações

Fechar
Logomarca Hotpixel