noticias

Conheça os Melhores do Ano Aces 2023

  • 15 de janeiro de 2024 - 16:07

Ao completar 79 anos de fundação, a Associação Comercial e Empresarial de Santarém realizou a premiação Melhores do Ano Aces 2023, condecorando marcas e personalidades, que desempenham atividades empresariais no município de Santarém e regiões paraenses. A cerimônia ocorreu na noite de sábado (13/01), no Centro Recreativo.

A premiação é um estímulo ao empreendedorismo, a capacidade da região em ser celeiro de grandes marcas, que carregam em suas raízes os traços regionais e contribuindo para engrenagem econômica de Santarém.

MÉRITO EMPRESARIAL – MEDALHA MANOEL DE JESUS MORAIS

Concedido ao empresário Roberto Brancoengenheiro Civil pela UFPA, Mestre em Desenvolvimento Urbano Regional, pela UFRJ. Nasceu em Santa Catarina, mas construiu sua vida familiar e empresarial em Santarém. Aqui fundou e consolidou a R Branco Engenharia, em 1989. Por oito anos foi secretário de Desenvolvimento Urbano do município de Santarém, na gestão do ex-prefeito Lira Maia, deixando no período de 1997 a 2005 diversos projetos de infraestrutura para Santarém, sendo eles: Projeto Orla e Execução da primeira etapa; Projeto Terminal Fluvial Turístico de Santarém e de Alter do Chão; Praça do Çairé; Projeto da Avenida Anísio Chaves; Projeto Belo Centro; Projeto Interpraias; Projeto e Execução do Viaduto da rodovia Fernando Guilhon; Duplicação da Avenida Moaçara; Projeto Orla do Mapiri. E fez o primeiro diagnóstico do Plano Diretor de Santarém.

Colaborador do associativismo empresarial, Roberto exerceu por seis anos a presidência da Aces, encabeçando o processo documental para indicação de área do Distrito Industrial, a atualização do Plano Diretor com definição da Área Portuária 2, propondo a construção da Ponte Mapiri, o Parque Ambiental da Ponta Negra e Eixo Logístico, além do incentivo a construção do Hospital de Amor.

EMPRESA DO ANO 2023 – no Setor Portuário

É a Master Norte Operações Portuárias – criada em 2012, fruto da visão de negócios e experiência do grupo societário do ramo, permitindo que a Master já nascesse com know-how na importação de granéis sólidos. Em 2014 expandiu suas operações para o Porto de Santarém, com serviço portuário e armazenagem de granéis. Foi pioneira na descarga de fertilizantes na cidade, operando seu primeiro navio em outubro de 2014, M/V Bulk Atakama, 9 mil ton de cloreto de potássio.

Em 2017, cria-se a Master Norte Operações Portuárias, uma Matriz em Santarém. Em 2019, inicia a construção de armazém retro portuário próprio em Santarém e em julho de 2020 iniciou o uso para o armazenamento, com capacidade de armazenagem de até 30 mil toneladas. A empresa também mantém uma filiada em Itaituba, distrito de Miritituba. Em 2023, movimentou 1.056.849,984 toneladas de Fertilizante no Porto de Santarém, superando o ano de 2019 onde foram movimentados 1.008.932,373 tons de Fertilizantes e grãos. Em Santarém, a Master Norte possui 27 empregados, e geramos 265 empregos indiretos.

EMPRESA DO ANO 2023 – Setor de combustível

É a Atem’s Distribuidora de Petróleo – A história começa no interior do Amazonas, com um casal de sírio-libaneses, que trabalhavam na agricultura e mantinham um ponto comercial. O trabalho dos filhos na capital abriu caminhos para trabalhar com posto flutuante, passando a atuar sob a bandeira dos postos BR e assim começaram sua trajetória no comércio de combustível, formando uma rede de postos BR. Em 2000 foi criada Distribuidora Atem, que funcionava com um espaço de armazenagem alugado dentro do terminal da BR Distribuidora.

Em 2007, a Distribuidora Atem abriu sua própria base, que permanece em funcionamento até hoje. A empresa está presente em 11 Estados do Brasil e atua com transporte de combustível tanto por terra quanto por via fluvial.

EMPRESA REVELAÇÃO 2023

É a PESCA NORTE – há 6 anos no mercado de pescados, com uma área de processamento de mais de 2.300m².  Possui infraestrutura completa para receber, processar, congelar, armazenar e distribuir produtos para14 Estados do Brasil. Com uma capacidade de produção de 20 toneladas por dia e 500 toneladas por mês e 600 toneladas de armazenamento. A empresa gera mais de 40 empregos, conta com 25 embarcações e mais de 300 pescadores, atendendo mais 2000 clientes. Os seus pescados são provenientes do extrativo e do cultivo.

MULHER DESTAQUE EMPRESARIAL 2023

É a empresária PRISCILLA NOIMANN – mãe de três filhas, nascida e criada no meio rural e apaixonada pelo campo. É a primeira mulher a participar da diretoria do SIRSAN (Sindicato Rural de Santarém). Desde a infância teve vivência ao redor de máquinas agrícolas. Aos 20 anos passou a trabalhar diretamente na fazenda de seus pais, acompanhando a gestão administrativa, na área de cozinha, no acompanhamento dos funcionários, passando pelo setor de compras de insumos, venda dos produtos e setor financeiro. Atualmente, faz do Grupo Empresarial, que planta 1.500 hectares de grãos, com um Armazém agrícola em parceria com mais 3 sócios, focando em inovação tecnológica, aumentando a produtividade de uma mesma área, melhorando a produção de soja e milho.

JOVEM DESTAQUE EMPRESARIAL 2023

 

É o empresário FABRÍCIO PLACHI – gestor de 02 empresas do Grupo Plachi. Desde pequeno mantém uma afinidade especial por máquinas, se tornando um dos pilares da sua carreira profissional. Ao assumir a gestão de duas empresas da família, Fabrício trouxe consigo uma perspectiva única e inovadora.

A Fábrica de Gelo Polar foi modernizada sob sua liderança, incorporando tecnologias avançadas em todo o processo de produção. Sua alta habilidade técnica foi fundamental em todo esse processo, garantindo não só a alta qualidade dos produtos, mas principalmente eficiência. Na Beira Rio, Fabricio aplicou sua visão única ao ampliar a capacidade produtiva com a complexa logística local. O seu método de trabalho é a combinação certa de tecnologia, logística e pessoal especializado. E conseguiu ao longo de mais de 20 anos à frente das empresas preservar também a autenticidade das marcas.

Comentários

Assessoria de Comunicação

  • Keliane Sousa
    ascom@acestapajos.com.br
    Telefone:
    (93) 99218-3561