Nesta semana, a Associação Comercial Empresarial de Santarém (Aces) realizou agendas estratégicas com a Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), e a Prefeitura de Santarém, através do Grupo Gestor Institucional para o Desenvolvimento Regional Sustentável (GGI/DRS) para tratar sobre a fase de titulação das áreas que poderão abrigar as futuras instalações do Distrito Industrial de Santarém.
Na quarta-feira (25/01), os diretores da Aces reuniram com profissionais da Codec para repassar o andamento do processo documental da titulação das cinco áreas prospectadas para instalação do DI. Já há definição de quatro títulos, faltando apenas a conclusão do processo de um. Ao todo será uma área de uma área de 160 hectares, localizada estrategicamente entre as proximidades da BR 163 e da PA 370, com acesso para a área portuária 2.
“Temos acompanhado essa fase documental junto ao Incra e aos requerentes e colaborando com conhecimento técnico, afim de concluir esse processo de indicação da futura área para o Distrito”, destaca o ex-presidente da Aces, Roberto Branco.
Na quinta-feira (26/01), durante a reunião do GGI/DRS, o Diretor de Atração de Investimentos e Negócios da Codec, Manoel Ibiapina, e o Assessor da Diretoria de Estratégia e Relações Institucionais, Vitor Hugo Gomes, reafirmaram o compromisso do Governo do Estado neste projeto, bem como o aporte financeiro de R$ 40 milhões de reais para instalação do DI.
A Codec já trabalha no projeto básico do Distrito Industrial, priorizando os setores econômicos: agroindústria, setor cerâmico, bioindústria, construção e outros.