A Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) realizará nos dias 02 e 03 de março a Ativação do Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), que focará em iniciativas sobre a cultura da inovação. O projeto de instalação do Ciat iniciou em 2020 com reforma do espaço, e agora funcionará com capacitações, treinamentos e encontros de agentes de inovações, por meio de parceiras com instituições de ensino, empresas privadas e instituições prestadoras de serviços.
Em julho do ano passado, a Aces firmou parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), por meio da Fundação Guamá, viabilizando suporte técnico e financeiro para implantação da infraestrutura física do Centro, contendo salas de treinamento, auditório e espaço de coworking, no qual serão desenvolvidos eventos de empreendedorismo, como hackathons, capacitações individuais ou coletivas, matchmaking com investidores públicos e privados, oficinas de elaboração de projetos, eventos de apoio a exportação, e missões de visita em outros centros.
“Santarém já passou diferentes ciclos econômicos, nossa entidade sempre esteve presente na maioria deles, por isso acreditamos que o Ciat contemplará iniciativas para as próximas décadas da região oeste do Pará. É aqui que fomentaremos projetos voltados para bioeconomia, inovação e ideias empreendedoras, atraindo investidores dos polos de inovação já consolidados”, destaca o presidente da Aces, Alexandre Chaves.
A ativação do Ciat ocorrerá na manhã de quinta-feira (02/03), a partir das 08 horas, com cerimônia no auditório Mário Mendes Coimbra, em seguida abrindo o espaço para comunidade santarena. A tarde, a programação seguirão com a palestra “A Importância dos ambientes de inovação no Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo”, ministrada por Marcos Da Ré, diretor executivo de Economia Verde na Fundação CERTI. Na área de convivência, os participantes dos programas da Fundação Guamá e Startup Pará farão exposição de suas marcas e produtos da região do Tapajós.
Na sexta-feira (03/03), a programação ocorrerá de 08h às 17 horas, com temática de Bioeconomia na Amazônia, um showcase de Jornadas de Empreendedorismo, palestra marketing pessoal, encerrando com empreendedorismo inovador.
PROGRAMAÇÃO
QUINTA-FEIRA (02/03)
09h – Cerimônia de Ativação do CIAT
09h às 18h – Exposição de marcas e produtos da Região do Tapajós – programas Fundação Guamá e Startup Pará.
10h – Abertura do CIAT à comunidade
14h – Palestra Master – A importância dos ambientes de inovação no Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo – por Marcos Da Ré, Diretor Executivo de Economia Verde na Fundação CERTI, atuando em temas relacionados à Negócios de Impacto, Ecossistemas de Inovação para Criação de Valor Compartilhado, Bioeconomia, Empreendedorismo de Impacto, dentre outros.
16h – Showcase – Ambiente de Inovação (Toylab, Muca, Senai, Coworking CIAT, Espaço Maker Senai, Sebrae).
17h – Apresentação Musical
SEXTA-FEIRA (03/03)
09h às 18h – Exposição de marcas e produtos da Região do Tapajós – programas Fundação Guamá e Startup Pará.
09h – Mesa Redonda – Bioeconomia na Amazônia. Participação: Fundação Certi e Museu de Ciências da Amazônia;
11h – Showcase – Oportunidades de Editais e Jornadas de Empreendedorismo. Participantes: Fundação Certi, Fundação Guamá, SEBRAE e Wylinka.
14h – Palestra Marketing Pessoal – Alberto Juliê
16h30 – Empreendedorismo Inovador – por Wander Oliveira
17h – Open House – atração: Grupo De Dança Regional Tapajoara
INSCRIÇÃO: INGRESSO
Informações: (93) 991455238