Imprensa
Infraestrutura

Projeto de Terminal Hidroviário de Santarém é debatido na sede da ACES

12 de setembro de 2013 às 12:40

Na manhã desta quarta-feira (11), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), aconteceu uma reunião para debater o terminal fluvial. Entidades empresariais, Sindicato dos Armadores, Sindicato dos Estivadores, setores ligados à navegação fluvial tiveram a oportunidade de discutir e avaliar junto a Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), o projeto básico do Terminal Hidroviário de Santarém, que será erguido na área da antiga TECEJUTA, no bairro da Prainha.

Estiveram presentes representantes do governo municipal – prefeito Alexandre Von, secretários de Planejamento e Desenvolvimento, Valdir Matias Jr., Meio Ambiente, Podalyro Neto, e os coordenadores de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Dílson Quaresma, e Saneamento Básico, Hugo Aquino – e da Câmara de Vereadores – vereadores Ney Santana e Silvio Amorim. Na ocasião, o prefeito Alexandre Von reiterou a necessidade de discutir aspectos do Terminal Hidroviário com toda sociedade, começando com os operadores diretos – armadores, estivadores, transportadoras e empresários do ramo da navegação fluvial – e depois com toda a população santarena, durante a audiência pública.

O presidente da Companhia de Portos e Hidrovias, Abraão Benassuli, explicou que a primeira providência para a construção do Terminal foi a aquisição da área pela Prefeitura – no mês de março o governo municipal conseguiu a imissão de posse da área no bairro da Prainha. Nesta etapa, a CPH trabalha com o projeto básico e o Relatório de Controle Ambiental. Após a conclusão do projeto básico será encomendado o projeto executivo.

No Projeto Básico foram apresentados pontos como: a localização do empreendimento, o layout, com área de embarque e desembarque de passageiros, rampa de acesso e a plataforma para encosta de embarcações. No Executivo serão apresentados o projeto arquitetônico e projetos complementares: energia elétrica e projeto sanitário.

Após essas etapas está previsto a abertura de processo licitatório para o início das obras. A projeção da CPH é que a construção tenha duração de 18 meses. A expectativa do órgão é finalizar a etapa de projetos até o mês de novembro.

Uma audiência pública na Câmara será realizada provavelmente no mês de outubro, com a participação da sociedade civil organizada. O Terminal Hidroviário conta com recursos da ordem de R$ 30 milhões do governo do estado do Pará. O prazo para execução das obras é de 24 meses e o porto terá capacidade para atracação de aproximadamente 20 embarcações, simultaneamente.

Últimas Notícias

“Dominando suas finanças” com Gabriel Geller, PHD “Dominando suas finanças” com Gabriel Geller, PHD
13 de maio de 2024 às 17:41

“Dominando suas finanças” com Gabriel Geller, PHD

Seminário Atração de Investimentos Seminário Atração de Investimentos
3 de maio de 2024 às 11:33

Seminário Atração de Investimentos

CIAT realiza Hackathon com foco em soluções inovadoras CIAT realiza Hackathon com foco em soluções inovadoras
4 de abril de 2024 às 17:23

CIAT realiza Hackathon com foco em soluções inovadoras

Vendedor não precisa vender com Alexandre Lobo Vendedor não precisa vender com Alexandre Lobo
Palestra 4 de abril de 2024 às 15:49

Vendedor não precisa vender com Alexandre Lobo

Aces e CDL propõem ações relacionadas ao estacionamento rotativo no Centro de Santarém Aces e CDL propõem ações relacionadas ao estacionamento rotativo no Centro de Santarém
13 de março de 2024 às 16:20

Aces e CDL propõem ações relacionadas ao estacionamento rotativo no Centro de Santarém

CME homenageia cinco mulheres pelo Dia Internacional da Mulher CME homenageia cinco mulheres pelo Dia Internacional da Mulher
12 de março de 2024 às 16:48

CME homenageia cinco mulheres pelo Dia Internacional da Mulher

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários da região.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Associações

Fechar
Logomarca Hotpixel