noticias

Marita Gentil, primeira presidente do CME, recebe homenagem especial

Homenagem Especial

  • 10 de março de 2017 - 16:54

Há 15 anos o Conselho da Mulher Empresária realiza a tradicional Festa do Dia Internacional da Mulher e este ano o evento contou com uma homenagem especial, simbólica e histórica. O conselho prestou homenagem a primeira presidente do CME, a empresária Marita Gentil.
Maria Raimunda Lobato Gentil, conhecida carinhosamente com Marita Gentil, tem uma trajetória empresarial que inspira que todos que a cercam. Aos 17 anos, começou sua carreira profissional trabalhando no setor administrativo na empresa Coimbra e Filhos e este foi o pontapé para o sucesso, do qual desfruta até hoje. Em 1949, conheceu o seu fiel companheiro Abelardo Gentil, com o qual casou e juntos consolidaram o maior projeto empresarial da família, a empresa Casa Feliz, fundada em 1949, localizada até hoje em frente à Praça do Pescador. Em 1975, Marita e seu esposo viram parte de seu empreendimento sendo destruído pelo fogo, porém como toda mulher sábia e visionária, a empresária que cuidava do setor financeiro da empresa se antecipou em garantir o seguro do ponto comercial, o que permitiu recomeçar e dar prosseguimento ao legado que até hoje se mantém vivo.

Aos 88 anos, Marita Gentil mantém a rotina de tempos atrás, trabalha em média 7 horas por dia, gerencia os negócios da empresa, atende clientela e revisa o estoque de produtos, que atualmente conta com mais de 200 tipos de peças.

Marita Gentil e Roberto Branco

As atividades dela não se restringem somente no ramo empresarial, boa parte de sua vida é dedicada ao associativismo. Por 15 anos fez parte da diretoria da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santarém. Em 1999, foi convidada para participar da fundação do Conselho da Mulher Empresária da ACES. Em 10 de setembro de 1999 tornou-se a primeira presidente do CME e passou a desenvolver ações estratégicas para Santarém, a exemplo o Seminário para Criação do Estado do Tapajós e o Seminário de Capacitação “Seminário Regional de Emprego e Renda”, com um público aproximado de 900 pessoas.

A homenagem é o reconhecimento de todo conhecimento, ousadia e empenho dispensado ao associativismo, principalmente quando encarou o desafiou de envolver o perfil feminino no associativismo, que historicamente é liderado por homens.

Comentários

Assessoria de Comunicação

  • Keliane Sousa
    ascom@acestapajos.com.br
    Telefone:
    (93) 99218-3561