A XIV edição da Mostra Cultural foi um sucesso. Realizada em um ambiente que destaca a cultura tapajônica – Centro de Artesanato do Tapajós – Cristo Rei, o Conselho da Mulher Empresária (CME) rendeu homenagens à artesã, Neida Maria Pereira Rêgo, pelo trabalho desenvolvido com a palha do Tucumã, na região de Arapiuns. E também o Mestre Griô de Carimbó, Francisco Cardoso Feitosa, conhecido popularmente como Chico Malta, em reconhecimento a sua dedicação pelo carimbó através de músicas, poesias e peças de teatro.
A programação envolveu o público através da apresentação de carimbo e música regional, assim como acompanharam a entrega da Medalha de Mérito Cultural “Wilson Dias da Fonseca” a artesã Neida Rego que utiliza a palha de tucumã para confeccionar mandala, cesta, descanso, cartões, bolsas e embalagens. A artesã expressou sua felicidade ao receber a comenda.
“Eu fico muito feliz por terem me escolhido e aqui represento as mulheres artesãs de Santarém. Estendo a homenagem a todos os artistas do artesanato que valorizam a nossa cultura através daquela palmeira, daquela argila, daquela semente, daquela cuia. É disso que tiramos o nosso sustento, e de lá produzimos a identidade de Santarém”.
O Mestre Griô de Carimbó, Chico Malta, também recebeu a honraria pelo legado que tem construído na arte do carimbó ao longo de 40 anos. Ele destaca a importância da valorização. “Para mim é momento especial, é um título que valoriza os artistas pela sua dedicação, pelo seu trabalho, por tudo que plantou (fez)”.
Neida Rego e Chico Malta são o retrato vivo e atual do quanto Santarém é rica em cultura e o CME ao longo de 14 anos tem feito esse reconhecimento através da Mostra que é realizada dentro da programação de aniversário de Santarém, é o que destaca a presidente do conselho, Rosivete Figarella. “Nós temos uma diversidade na cultura que é composta por poetas, pintores, músicos e artesãos. É uma alegria apoiar a cultura santarena através dessa homenagem merecedora”.