Uma pesquisa feita pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) revela que 66% dos consumidores de todo o país pretendem comprar presentes para o Dia das Crianças. No entanto, esse percentual é nove pontos menor que os 75% do ano passado. Segundo a pesquisa, os consumidores de todas as classes sociais estão mais retraídos em relação às compras para a data.
A maior queda na intenção de compra para o Dia das Crianças aconteceu na classe C, em que 65% planejam consumir para a data, em relação a 80% em 2015. Na classe AB o recuo foi de 72% no ano passado para 61% este ano e na classe DE a redução foi de 74% para 67%.
59% da classe C e 56% das classes DE e AB, respectivamente, gastarão a mesma quantia ou menos que no ano passado, com o presente para o Dia das Crianças. No ano anterior, 63% dos respondentes da Classe C estavam dispostos a gastar o mesmo valor.
O valor do presente para o Dia das Crianças também não vai crescer: 62% dos consumidores da classe DE gastarão até R$ 100, contra 57% registrados em 2015. Na classe C este percentual é de 51%, contra 39% do ano passado. Já o valor médio não deverá ultrapassar R$ 198 (queda de 9,1% em comparação ao valor médio gasto anteriormente).
O pagamento de outras despesas foi citado por 31% dos entrevistados da classe DE e 29% da classe C como principal causa da retração no consumo para a data. Já os respondentes da classe AB dividiram-se em 50% entre os que vão gastar menos por conta do aumento dos preços e os outros 50% por conta da redução de renda ou salário.