Imprensa
Economia

GGI discute ações de desenvolvimento econômico para setor imobiliário de Santarém

O setor injetou R$ 86,5 milhões na economia de Santarém

15 de maio de 2014 às 16:29

A Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) através de seus diretores Carlos Ribeiro e Darenice Coimbra participou, ontem (16), no auditório do Banco da Amazônia, da reunião do Grupo de Desenvolvimento Sustentável para o Desenvolvimento Regional de Santarém (GGI DRS) em que foram apresentadas as problemáticas e apontadas soluções para os gargalos do setor imobiliário no município. Além desta demanda, ainda ocorreu à apresentação da cadeia produtiva de Hortifrutigranjeiro, Turismo e avicultura.

ggi-setor-imobiliario-15-05

Diretores da ACES, Darenice Coimbra e Carlos Ribeiro

Atualmente, Santarém 123,10 mil domicílios, 4.414 construções em andamento, Déficit habitacional de 21,6 mil domicílios (em 2012), desse total, aproximadamente 90 mil imóveis sem registros, o que trava a celeridade dos negócios imobiliários, provoca o aumento no preço dos imóveis e trava a economia. Foi solicitado que haja um interesse maior para Regularização Fundiária, inclusive com incentivos fiscais e divulgação a população; criação de uma Comissão Técnica para Análise e Estudo Específicos, está demanda já foi atendida através do decreto 119/2014. Ainda foi solicitado que a Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) negocie com o governo estadual a permissão para licenciar área de até 50 hectares indistintamente. O secretário da Semma Podalyro Neto afirmou que está permissão é constitucional, o município só pode licenciar até 2hectares, porém tem feito até 50 hac devido uma negociação com a Semma estadual.

O município tem 262 de empresas imobiliárias, sendo 231 do ramo de construção civil; 4.414 construções em andamento. Em 2012, o setor injetou R$ 86,5 milhões na economia de Santarém e gerou 2.410 empregos diretos gerados, em 2013. Os números apontam que é necessário resolver esses entraves para que o setor dei um maior impulso a economia de Santarém.

A cadeia produtiva de Hortifrutigranjeiro apresentou a proposta de definir os polos de produção, fomentar a produção local, formalizar convênios e parcerias (linhas de crédito, capacitação e incentivos) com diferentes órgãos, capacitação de assistência técnica, elaborar um estudo de mercado e mapeamento de mercado e trabalhar na demanda da regularização fundiária. O setor de avicultura apresentou que são necessários: Ampliar a produção, fomentar a capacitação e investimentos, facilitar o acesso aos insumos, que atualmente enfrenta muitas dificuldades, aumentar o número de abatedouro, acompanhamento técnico contínuo e licenciamento ambiental. O município precisa de59 galpões para abatimento de 300.00 aves cada, 100 novos criadores, assim como novos asilos.

Outro assunto abordado na reunião foi o setor turístico do município que precisa ser fortalecido, capacitado e ampliado. Para se ter ideia, o aeroporto Maestro Wilson Fonseca é o 2º aeroporto mais movimentado do Pará e,  Região Norte e, o 5º maior da região Norte. Para dar um maior impulso está sendo proposto uma Lei Municipal para formalizar o setor, um Plano estratégico de Desenvolvimento Turístico, Publicações que divulgue o setor na região e em outros territórios, além do envolvimento contínuo com as unidades de Conservação dos municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos.

Em junho (26), o GGI fará uma nova reunião para dar prosseguimento nas ações e buscar novas alternativas para o setor econômico do município.

Últimas Notícias

“Dominando suas finanças” com Gabriel Geller, PHD “Dominando suas finanças” com Gabriel Geller, PHD
13 de maio de 2024 às 17:41

“Dominando suas finanças” com Gabriel Geller, PHD

Seminário Atração de Investimentos Seminário Atração de Investimentos
3 de maio de 2024 às 11:33

Seminário Atração de Investimentos

CIAT realiza Hackathon com foco em soluções inovadoras CIAT realiza Hackathon com foco em soluções inovadoras
4 de abril de 2024 às 17:23

CIAT realiza Hackathon com foco em soluções inovadoras

Vendedor não precisa vender com Alexandre Lobo Vendedor não precisa vender com Alexandre Lobo
Palestra 4 de abril de 2024 às 15:49

Vendedor não precisa vender com Alexandre Lobo

Aces e CDL propõem ações relacionadas ao estacionamento rotativo no Centro de Santarém Aces e CDL propõem ações relacionadas ao estacionamento rotativo no Centro de Santarém
13 de março de 2024 às 16:20

Aces e CDL propõem ações relacionadas ao estacionamento rotativo no Centro de Santarém

CME homenageia cinco mulheres pelo Dia Internacional da Mulher CME homenageia cinco mulheres pelo Dia Internacional da Mulher
12 de março de 2024 às 16:48

CME homenageia cinco mulheres pelo Dia Internacional da Mulher

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários da região.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Associações

Fechar
Logomarca Hotpixel