noticias

Feirão do Imposto movimenta estabelecimentos comerciais com desconto de imposto em produtos e serviços

  • 27 de maio de 2019 - 11:38

Sábado (25/05), ocorreu o “Dia D do Feirão do Imposto”, com a comercialização de três mil litros de gasolina comum, com desconto de tributo, ao valor final de R$3,15 o litro. A campanha nacional realizada pela Confederação Nacional de Jovens Empresários – Conaje e pelo Conselho de Jovens Empresários da Associação Comercial e Empresarial de Santarém tem como objetivo difundir informações sobre a complexa carga tributária brasileira, além de incentivar a sociedade lutar pelo retorno e emprego do dinheiro público com transparência.

Era quatro da manhã quando chegou o primeiro carro para abastecer às oito horas e por volta das 11 horas aproximadamente 300 veículos haviam passado pelo Autoposto Liberdade. Com o slogan “Menos é Mais” o Feirão do Imposto reforçou as propostas da Reforma Tributária, que busca simplificar o Sistema de Tributos, em especial a tributação sobre o consumo. A Reforma Tributária prevê a extinção dos seguintes tributos: IPI, IOF, CSLL, PIS, Pasep, Cofins, Salário-Educação. Cide-Combustíveis (todos federais); ICMS estadual; ISS municipal. No lugar deles, será criado o Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS), de competência de municípios, estados e União e o Imposto Seletivo (nos moldes de um excise tax), além da Realocação de tributos/produto da arrecadação do ITCMD e IPVA. O período de transição para o novo modelo será de 15 anos.

Ação no Autoposto Liberdade

Em Santarém, oito parceiros aceitaram participar da campanha descontando parte dos impostos de seus produtos. Para se ter ideia, os impostos embutidos em uma lata de cerveja correspondem a 42,69% do valor total, no valor da gasolina 61,95% são impostos. O custo do pão francês acumula 16,86% de impostos e o valor da pizza é composto por 36,54% de tributos.

O atual cenário nacional pede mudanças, tanto na maneira de arrecadar quanto em como arrecadar, por isso é importante envolver a população nesse processo e esclarecer de maneira prática o sistema tributário brasileiro”, afirma o presidente do Conjove da Aces, Seiichi Okada.

Ação do Feirão do Imposto na Lou doces

A campanha iniciou na terça-feira (21/05) com a palestra “Tributação de Imposto” na Universidade da Amazônia – Unama e no decorrer da semana ocorreram ações em bares, pizzarias, lanches e empresa de energia solar.

Palestra na Unama

Comentários

Assessoria de Comunicação

  • Keliane Sousa
    ascom@acestapajos.com.br
    Telefone:
    (93) 99218-3561