Imprensa
Pará

Faciapa reúne com empresariado da região oeste do Pará para traçar demandas econômicas do estado

18 de junho de 2019 às 15:51

A Associação Comercial e Empresarial de Santarém sediou a etapa oeste do Pará do Workshop Regiões, promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Pará – Faciapa, com o objetivo de ouvir lideranças empresariais sobre as demandas para o desenvolvimento regional, evidenciando infraestrutura, geração de emprego, turismo e incentivo aos investimentos econômicos.

A empresária, Jeany dos Santos, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Óbidos – Aceo, apresentou a necessidade de incentivo ao empresariado local, do ponto de vista, segurança jurídica e tributária. Colocou que a ausência do Posto da Secretaria da Fazenda – Sefa tem prejudicado o investidor que se esforça para trabalhar na legalidade, o que abre precedente para concorrência desleal com aqueles que optam pela ilegalidade. A mesma situação foi apresentada pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Oriximiná, Junior Canto, informando que atualmente o posto a secretaria se mantém fechado. Ainda apresentou a situação do Terminal Hidroviário, que não tem estrutura para receber as embarcações da região, em sua maior parte ferry boat, passando por três gestões de governo e sem devida adequações, bem como priorizar o asfaltamento da PA 254. Para o empresário, a região necessita de mais uma unidade hospitalar com abrangência regional, pois o Hospital Municipal de Santarém, que atende os municípios vizinhos não suporta a demanda. “Eu já presenciei atendimento desumano no hospital por falta de estrutura, por isso é preciso um segundo hospital nesse mesmo porte para atender a população”, justificou Canto.

Representando a classe empresarial de Juruti, o empreendedor Breno Coelho, falou sobre os entraves na regularização fundiária, que dentre outras situações dificulta o investidor financiar novos negócios, travando a geração de emprego, desenvolvimento econômico e atrasando o município.

A verticalização de insumos da região, a exemplo do coco, foi pauta da reunião apresentada pela empresária Conceição Vasconcelos, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), apontada como alternativa para geração de empregos, já que a luta para manter as empresas no mercado acarretam em redução do número de contratados. O presidente da Aces, Roberto Branco, falou sobre a regularização fundiária, no que tange a implantação do Distrito Industrial, que até o momento não se concretizou por entraves nos títulos de posses, sendo este um problema enorme para o município, tanto em área rural quanto urbana. Outro agravante são licenças ambientais que dependem da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, ou seja, todas os processos dependem da capital.

O turismo no polo Tapajós é outro setor que deve constar na Agenda Estratégica da Faciapa, tendo em vista o crescimento de eventos e mídias espontâneas que esta região tem gerado.

“Nosso objetivo é conhecer os gargalos da região a partir do diálogo com a classe empresarial. Elaboraremos um documento com demandas coletivas que será apresentado ao governo do estado do Pará ou até mesmo nos propomos ir a Brasília apresentar aos parlamentares”, afirmou o presidente da Faciapa, Fábio Lúcio.

Últimas Notícias

Em agosto, Feira Tapajós Negócios Em agosto, Feira Tapajós Negócios
18 de julho de 2024 às 15:16

Em agosto, Feira Tapajós Negócios

Feirão do Imposto 2024 Feirão do Imposto 2024
26 de junho de 2024 às 11:44

Feirão do Imposto 2024

CME condecora três artistas culturais com Medalha Mérito Cultural CME condecora três artistas culturais com Medalha Mérito Cultural
25 de junho de 2024 às 11:56

CME condecora três artistas culturais com Medalha Mérito Cultural

Crédito & Negócios Crédito & Negócios
31 de maio de 2024 às 17:54

Crédito & Negócios

Liderança Plena – Como Atingir o Equilíbrio Liderança Plena – Como Atingir o Equilíbrio
29 de maio de 2024 às 10:20

Liderança Plena – Como Atingir o Equilíbrio

“Dominando suas finanças” com Gabriel Geller, PHD “Dominando suas finanças” com Gabriel Geller, PHD
13 de maio de 2024 às 17:41

“Dominando suas finanças” com Gabriel Geller, PHD

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários da região.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Associações

Fechar
Logomarca Hotpixel