Imprensa
Imposto

Empresários recebem capacitação sobre NFC-e

O documento passa ser obrigatório a partir de junho de 2015

17 de março de 2015 às 13:54

palestra-sefa-17-03A partir de dezembro de 2016 todas as empresas no Pará deverão trabalhar com a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), em substituição a nota fiscal de venda ao consumidor, modelo 2, e o cupom fiscal emitido por ECF. Na terça-feira (17), a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) reuniu o empresariado local e contadores para esclarecer as metodologias da nova modalidade que foram repassadas pelo auditor de receitas estaduais da Secretaria da Fazenda, José Guilherme Koury.

O novo sistema modernizará a maneira de emitir cupom fiscal, uma vez que será totalmente eletrônico, reduzirá custos de obrigações acessórias aos contribuintes, além de possibilitar um maior controle fiscal pelas administrações tributárias.

A Secretaria da Fazenda (Sefa) iniciou o projeto piloto em agosto de 2014, a partir deste ano começa a determinar prazos para as empresas aderirem ao NFC-e. A partir de 01 de junho a obrigatoriedade será para os grandes contribuintes; em dezembro para os médios e a partir de junho de 2016 a adesão será para as micro e pequenas empresas, fechando assim o ciclo de adesão.

Porém, José Guilherme Koury, destaca que qualquer empresa já pode fazer a adesão voluntária. “O empresário pode antecipar a adesão, só é preciso entrar no portal da Nota Fiscal Cidadã, em seguida, no perfil de fornecedor e será gerado um processo eletrônico em que permitirá um resultado em até 72 horas, provavelmente autorizado”. Para cada adesão será dado um período de seis meses para a empresa efetuar as devidas adequações” comentou Koury.

Em Santarém, a modalidade eletrônica ainda é uma novidade, apenas uma empresa já opera com o novo o sistema. Após a troca de informações com o empresariado local é possível que aumente o número de adesão, uma vez que as dúvidas foram respondidas, é o que afirma o presidente da ACES, César Ramalheiro. “Esse encontro veio esclarecer o que é a Nota Fiscal Eletrônica que vai facilitar a vida do empresário. Não é difícil de ser implantada e com os esclarecimentos do auditor fiscal se tornará mais fácil à adesão do empresariado santareno”.

O consumidor poderá optar em receber o cupom fiscal impresso ou ainda adquirir eletronicamente, sendo que a Sefa arquivará o documento por cinco anos e nesse período ficará disponível para a empresa e consumidor.

Últimas Notícias

“Dominando suas finanças” com Gabriel Geller, PHD “Dominando suas finanças” com Gabriel Geller, PHD
13 de maio de 2024 às 17:41

“Dominando suas finanças” com Gabriel Geller, PHD

Seminário Atração de Investimentos Seminário Atração de Investimentos
3 de maio de 2024 às 11:33

Seminário Atração de Investimentos

CIAT realiza Hackathon com foco em soluções inovadoras CIAT realiza Hackathon com foco em soluções inovadoras
4 de abril de 2024 às 17:23

CIAT realiza Hackathon com foco em soluções inovadoras

Vendedor não precisa vender com Alexandre Lobo Vendedor não precisa vender com Alexandre Lobo
Palestra 4 de abril de 2024 às 15:49

Vendedor não precisa vender com Alexandre Lobo

Aces e CDL propõem ações relacionadas ao estacionamento rotativo no Centro de Santarém Aces e CDL propõem ações relacionadas ao estacionamento rotativo no Centro de Santarém
13 de março de 2024 às 16:20

Aces e CDL propõem ações relacionadas ao estacionamento rotativo no Centro de Santarém

CME homenageia cinco mulheres pelo Dia Internacional da Mulher CME homenageia cinco mulheres pelo Dia Internacional da Mulher
12 de março de 2024 às 16:48

CME homenageia cinco mulheres pelo Dia Internacional da Mulher

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários da região.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Associações

Fechar
Logomarca Hotpixel