Na segunda-feira (14/05), a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) deu início à segunda etapa do Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio no Centro Comercial, com a apresentação do mesmo ao novo comandante do 4°GBM, tenente coronel Ney Tito. A segunda etapa consistirá na instalação de sensores de fumaças em aproximadamente 100 estabelecimentos comerciais, localizados em sentido horizontal: da Avenida Tapajós até Siqueira Campos. Em sentido vertical: Travessa 15 de novembro até Avenida Barão do Rio Branco.
O projeto, realizado em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Santarém (CDL), Sindicato do Comércio Lojista de Santarém – Sindilojas e 4º Grupamento de Bombeiro Militar – 4ºGBM, tem como objetivo melhorar a segurança dos estabelecimentos comerciais, a sensação de segurança dos consumidores e facilitando a ação dos órgãos segurança em casos de sinistro, é o que relata o presidente da Aces, Roberto Branco. “Uma ação fundamental para nosso comércio, que já registrou alguns casos de incêndio, então queremos garantir essa segurança”.
Iniciando a etapa dois (02), os lojistas recebem o resultado do mapeamento do estabelecimento (planta baixa, situação elétrica e condições de segurança), assim como a orientação para a instalação de sensores de fumaça. Visando a padronização em curto período, foi deliberado um prazo máximo de 180 dias para implantação dos equipamentos, após esta data, o 4°GBM iniciará a fiscalização da eficácia do sistema. “Esse mapeamento é necessário e importante para nosso trabalho, pois sabemos que o Belo é limitado para receber nossos equipamentos”, conclui o comandante do 4°GBM, Ten. Cel Tito.
O Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio ainda prevê a capacitação da brigada de incêndio com os profissionais que atuam na área comercial, além da proposta de instalar hidrantes em toda área mapeada pelo projeto.