noticias

Distrito Industrial: Uma luta dos empresários de Santarém

O Distrito Industrial será construído com 75% do valor do projeto investido pela CODEC e 25% de investimento da Prefeitura de Santarém.

  • 24 de agosto de 2015 - 16:30

Há mais de 10 anos a Associação Comercial e Empresarial de Santarém, através dos seus Presidentes, luta para a implantação do Distrito Industrial de Santarém. O projeto é um dos principais instrumentos para o desenvolvimento da região nos próximos anos, consolidando indústrias locais, além de fomentar a instalação de outras.

No dia 19 de agosto, em Belém, a Prefeitura de Santarém e o Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) e Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC), assinaram um Protocolo de Intenções para viabilizar a implantação do Distrito Industrial. Neste documento, Município e Estado firmam o compromisso de estabelecer condições e obrigações prévias para viabilizar o projeto.  Participaram da reunião, o Presidente da ACES, César Ramalheiro, o Presidente da CODEC, Olavo das Neves, o Secretário da SEDEME, Adnan Demachki, o Prefeito Alexandre Von e o Presidente da Assembleia Geral da ACES, Alberto Oliveira.

O Distrito Industrial será construído com 75% do valor do projeto investido pela CODEC e 25% de investimento da Prefeitura de Santarém. “A ideia é investir forte em processos de verticalização da produção, de modo que a matéria-prima que hoje sai daqui in natura, seja beneficiada na região. Isso aquece a economia, gera impostos, além de contribuir na melhoria da qualidade de vida regional, com geração de uma grande cadeia envolvendo a sociedade”, acrescenta Olavo das Neves.

Para o Presidente da ACES o projeto é uma das alternativas mais ágeis para o desenvolvimento da região. “O Distrito Industrial trará emprego e renda para Santarém, mas irá além. Permitirá a instalação de empresas com incentivo do governo para estabelecer aqui um novo viés da economia através das indústrias. É um sonho antigo que começa a se tornar realidade”, destaca César Ramalheiro.

O Distrito Industrial de Santarém deverá ser construído em uma área de 224 hectares, localizada na Serra do Diamantino, na Rodovia Santarém Curuá-Una. A expectativa é reunir no mesmo local, serrarias, um polo moveleiro e indústrias em geral, além das cerâmicas, que hoje ainda estão instaladas na área urbana de Santarém. A fabrica de cimento da InterCement será uma das futuras empresas a estar presente neste espaço.

Comentários

Assessoria de Comunicação

  • Keliane Sousa
    ascom@acestapajos.com.br
    Telefone:
    (93) 99218-3561

Conheça nossas soluções para a sua empresa.

Acessar
Destaques