O Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) foi palco, na noite de quinta-feira (14/), da assinatura do Termo de Cooperação para Implantação do Distrito Industrial de Santarém. O Termo foi assinado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico Mine
ração e Energia – SEDEME, Adnan Demachki, Prefeitura de Santarém (prefeito Alexandre Von) e a Companhia de Desenvolvimento (Olavo das Neves) e pela ACES (presidente César Ramalheiro).
Em uma área de 231,82 hectares, localizado na entrada do quilômetro 11 da Rodovia PA-370, serão disponíveis 187 lotes industriais, 5,87km de vias contendo pistas asfaltadas, sistemas de drenagens, calçadas, ciclovias, faixas de pedestres, canteiros centrais, paisagismo e rede de distribuição de energia elétrica. “A área vai abraçar todo o oeste do Pará com uma tratativa diferenciada desde aquisição até incentivos tributários. Existe toda uma ação visando fomentar novos negócios e atração de novos investimentos”, destacou o presidente da CODEC.
Desde a década de 80 a ACES vem debatendo a necessidade de criação deste projeto, pois abrigará principalmente segmentos industriais do setor oleiro cerâmico, agroindústria, construção civil, logística e bioindústria. “É uma luta antiga da entidade e acreditamos que essa é a alternativa para verticalizar a economia do nosso município”, definiu o presidente César Ramalheiro.
Ainda foi assinado um Protocolo de Intenções entre a SEDEME e o Sindicato da Indústria Cerâmica de Santarém, uma vez que o setor cerâmico de Santarém será um dos primeiros a se instalar na área, como destaca o prefeito de Santarém Alexandre Von. “No primeiro momento, o distrito vai permitir o remanejamento das indústrias instaladas na área urbana, nesse caso as empresas cerâmicas, além de permitir a atração de novos empreendimentos. Inclusive já tenho sido procurado por indústrias tradicionais que pretendem se instalar no distrito”.
Espera-se que ainda neste segundo semestre do ano aconteça às liberações das áreas para instalação de projetos.