Imprensa
Comércio

Com liberação de preços, cada lojista pode decidir se concede desconto à vista

A Medida Provisória estabelecida pelo governo não obriga os lojistas a concederem o desconto

2 de janeiro de 2017 às 15:44

Com a liberação para cobrar preços diferentes de acordo com a forma de pagamento, conceder desconto quem comprar à vista vai depender de cada lojista e da necessidade financeira do seu comércio. A afirmação é do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal, Álvaro Silveira Júnior, ao comentar a Medida Provisória (MP) 764, publicada ontem (27) no Diário Oficial da União, que autoriza a diferenciação de preços.

Para Silveira, essa possibilidade é um benefício para o consumidor e vai dar a liberdade de poder pagar mais barato sem arcar com as taxas de cartão de crédito, que giram em torno de 5% . Segundo ele, os lojistas já estabeleciam preços que comportavam essa margem. “Quem pagava à vista não tinha nenhum benefício”, disse. “Agora vai ter dois preços: à vista e para quem pagar à prazo”.

A MP, entretanto, não obriga os lojistas a concederem o desconto e, segundo Silveira, os valores vão depender de cada lojista. Caso ele precise de fluxo de caixa, por exemplo, pode conceder mais descontos à vista; mas também há aqueles segmentos que são mais sensíveis, como farmácias e postos de combustíveis, que já têm uma margem pequena de lucro.

Apesar de proibido pela regulamentação anterior, o desconto nos pagamentos à vista ou em dinheiro em espécie já vinha sendo praticado no comércio varejista, que tem liberdade de preços, e segundo declarações do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, a MP publicada ontem vem somente “regular” tal prática. O objetivo da medida é estimular a competição entre os diversos meios de pagamento e reduzir os juros do cartão de crédito.

Para a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, a MP oferece mais uma opção de pagamento ao consumidor, que definirá a melhor escolha de acordo com suas necessidades. “A Abecs acredita que o meio eletrônico de pagamento continua sendo a melhor opção, pois gera mais conveniência, praticidade e segurança para o consumidor e também para o comerciante, que elimina os custos com inadimplência e manuseio de dinheiro e cheque”, informou, em nota.

Segundo Silveira, a segurança é uma preocupação, mas os lojistas já usam meios para evitar prejuízo com assaltos, como fazer depósitos frequentes do dinheiro em caixa.

Para a Proteste, entidade de defesa do consumidor, a medida de diferenciação de preços é “abusiva”. “Ao aderir a um cartão de crédito, o consumidor já paga anuidade ou tem custos com outras tarifas e paga juros quando entra no rotativo. Por isso, não tem por que pagar mais para utilizá-lo”, informou, em nota. A associação recomenda ao consumidor que não adquira bens e serviços em empresas que adotarem a prática.

Um dos principais temores é que se torne comum embutir os custos do cartão já no preço anunciado dos produtos. Dessa maneira, ao conceder o desconto à vista, o comerciante estaria na verdade cobrando o que seria o preço normal.

A medida faz parte de um pacote de medidas microeconômicas anunciadas pelo governo na semana passada para estimular a economia, que passa por um período de forte recessão.

 

Reprodução: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Últimas Notícias

Diretoria Executiva recebe incentivadores do Projeto Fazenda da Esperança Diretoria Executiva recebe incentivadores do Projeto Fazenda da Esperança
15 de abril de 2025 às 17:10

Diretoria Executiva recebe incentivadores do Projeto Fazenda da Esperança

Câmara Imobiliária alinha ações anuais Câmara Imobiliária alinha ações anuais
4 de abril de 2025 às 16:52

Câmara Imobiliária alinha ações anuais

Sede da Aces passa por revitalização Sede da Aces passa por revitalização
4 de abril de 2025 às 15:14

Sede da Aces passa por revitalização

Aces reúne com a Sectet para falar do Ciat Aces reúne com a Sectet para falar do Ciat
14 de março de 2025 às 16:45

Aces reúne com a Sectet para falar do Ciat

CME celebra Dia Internacional da Mulher CME celebra Dia Internacional da Mulher
10 de março de 2025 às 18:41

CME celebra Dia Internacional da Mulher

Agenda com Banco da Amazônia Agenda com Banco da Amazônia
21 de fevereiro de 2025 às 15:46

Agenda com Banco da Amazônia

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários da região.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Associações

Fechar
Logomarca Hotpixel