A Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) participou da audiência pública para colher sugestões da coletividade do Baixo Amazonas para o Plano Plurianual 2024-2027 e Lei Orçamentária Anual 2024, do Governo do Estado do Pará, realizada nesta manhã de sexta-feira (31/03), na Universidade Estadual do Pará (UEPA). A entidade apresentou três pleitos ligados a infraestrutura e turismo de Santarém.
O vice-presidente da Aces, Breno Marques, fez a defesa sobre a Infraestrutura de Acesso à Área Portuária 2, Construção de Acesso por meio da Ponte Mapiri e instalação do Parque Ambiental da Ponta Negra.
“Nós temos vários pleitos para fazer junto ao Governo do Estado, porém neste momento, priorizamos três projetos, que se atendidos trarão ganhos socioeconômicos para o Baixo Amazonas e o Estado como todo”, destacou em sua fala o vice-presidente.
Projetos apresentados:
– Infraestrutura de Acesso à Área Portuária 2: São 03 viadutos de acesso e pavimentação de 15 km de rodovias (Alça Viária), que ligará a PA 370 a BR-163, integrando a rota às futuras instalações do Distrito Industrial;
– Acesso a Zona Oeste – Ponte Mapiri – é necessária a construção deste acesso para zona oeste da cidade (grande área do Santarenzinho) visando desafogar o fluxo da rodovia Fernando Guilhon, considerada ainda o principal acesso para região do Eixo Forte, Alter do Chão e aeroporto Wilson Dias da Fonseca;
– Projeto Parque Ambiental da Ponta Negra – Aproveitará a vocação natural do Tapajós para o turismo, que consiste na criação de um espaço em frente a cidade, na Ponta Negra, tendo: espaço de restaurantes, Mirante, Museu do Índio, Vila da Amazônia (reprodução do cotidiano do caboclo), pesca esportiva, espaço cultural, além de passeio fluvial saindo do Terminal Turístico e contemplação do Encontro dos rios Tapajós e Amazonas.
A comunidade poderá propor ações até o mês de maio, por meio do site Planeja Cidadão . Em dezembro, o Governo do Estado publicará a Lei do PPA 2024 e LOA 2024.