O Governo Federal deixou Santarém de fora do trecho de concessão da BR 163 MT/PA. E mais uma vez a ACES juntamente com entidades civis e instituições públicas estão na luta para a inclusão do trecho do Miritituba – Santarém na proposta de concessão rodoviária da BR 163 à iniciativa privada.
A ACES participou no dia de 21 de janeiro da segunda sessão presencial da Audiência Pública nº 014/2015, no município de Itaituba (PA), com o objetivo de receber contribuições para aprimorar as minutas de edital e contrato, o Programa de Exploração da Rodovia (PER) e os estudos de viabilidade para concessão da BR-163/230/MT/PA. Na oportunidade foi protocolado um documento tratando da necessidade do completo asfaltamento da BR 163, que permitirá a consolidação de investimentos de indústrias já prospectados para Santarém, o que gerará emprego e renda na Amazônia.
Para mensurar esta importância, o município tem a proposta de receber a instalação de três Terminais de Uso Privado (TUP’s), em áreas localizadas a jusante do Cais do Porto de Santarém, das empresas: Ceagro Agrícola LTDA, que operará com exportação de soja, sorgo e milho em grãos, farelo e óleo de soja, açúcar e fertilizantes; EMBRAPS (Empresa Brasileira Portos De Santarém) que terá quatro armazéns de 110 mil toneladas e operará com capacidade para 7,9 milhões de toneladas de exportação de grãos. E por último, temos a Cevital que manifesta interesse para exportar e processar grãos. Além disso, temos o projeto de implantação de um Armazém Geral da Zona Franca de Manaus, que dependerá do asfaltamento da rodovia para escoar boa parte da produção de eletroeletrônicos do polo industrial de Manaus (estado do Amazonas).
A entidade também participou da terceira audiência em Sinop (MT) no dia 26 de janeiro, no qual também protocolou documento solicitando uma quarta audiência em Santarém para tratar sobre a concessão até o marco zero da BR.