Santarém - 16 de janeiro de 2018
Notícias / Energia Elétrica
13 de dezembro de 2017 - 11:11

Aces e prefeitura de Santarém solicitam do Ministério de Minas e Energia termoelétricas para Santarém

Unidade Geradora entrará em funcionamento em 2018

O presidente da Aces, Roberto Branco e o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, estiveram em reunião no Ministério de Minas e Energia, em Brasília, nesta terça-feira (12/12) para tratar sobre a ativação de termoelétricas, com o objetivo de minimizar os afundamentos de tensão que ocorrem em Santarém.

No encontro, ficou definida a instalação da unidade geradora de 05 Megawatt, necessário para 2018. O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, consultará a ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) para verificar os detalhes técnicos e viabilizar a autorização de instalação. Além disso, a demanda será colocada na pauta de prioridade da CME – Comissão de Minas e Energia, com agenda programada para o dia 04 de janeiro de 2018.

Até 2022 será necessário o uso de unidades geradoras, pois a solução definitiva virá com o funcionamento da Segunda Linha de Transmissão, que se encontra em fase de execução pela Equatorial Transmissão. “Conseguimos pautar a instalação da termoelétrica para 2018, porém vamos precisar aumentar essa carga nos próximos. São medidas paliativas que só serão solucionadas com as obras do Tramoeste”, esclareceu Roberto Branco.

Os executivos do Grupo Equatorial, responsável pela distribuição de energia no município, participaram do encontro e apresentaram a atual situação de geração e distribuição de energia elétrica na cidade.

Participaram do encontro em Brasília, presidente da Celpa Equatorial, Nonato Castro, senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA), Deputado Joaquim Passarinho (PSD/PA), o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

Deixe seu comentário
COMUNICAÇÃO ACES - Jornalistas Responsáveis
Empresarial